sexta-feira, 24 de outubro de 2008


bem cedo, amanhã, vou de visita à Beira Alta, casa-se um primo, um amigo. Vou lá de tempos a tempos, confesso que não sou muito assíduo, mas a vida não o permite, o fim-de-semana é curto a maioria das vezes e as férias têm planos previamente traçados, mas sempre que posso, vou lá, com enorme prazer e alegria. Foi lá que passei parte da infância, Oliveira do Hospital é uma cidade acolhedora e as suas gentes hospitaleiras, afáveis e muito educadas, não se podem recusar os convites para isto e para aquilo, nada disso, ninguém aceita um não, o não não existe, é palavra inadmissível nas regras da cortesia local e, como tal, às vezes há que correr entre as árvores, tal é já o número de visitas que nos aquecem a garganta e turvam o olhar. Lembro-me sempre de passar pela minha velha escola primária, a pedra continua a mesma, limpa e pintadinha de branco nos meios e nas extremidades, a casa dos avós, agora dos tios, as escadas onde o avô Bento me contava as suas estórias, a velha cozinha onde aguardava junto à brazeira que a avó Catarina me aquecesse a açorda antes de ir para a escola, a velha loja onde o avô Borges me deu a minha primeira bicicleta, azul, resplandecente, cuja cor não deixava gastar, sempre a poli-la noite e dia, o adro da igreja matriz onde pleiteava com os amigos no jogo de futebol ou a ver quem rodava melhor o peão ou ainda quem abafava mais berlindes, local onde, aliás, corri atrás dos primeiros flocos de neve que alguma vez vi na vida, após luta cerrada com as primas para abandonar o aconchego da cama quente. São as saudades que mato e o calor da familia é muito saboroso.

9 comentários:

CPrice disse...

fantásticas memórias estas .. vá e encha o baú da recordação com o actual matando assim a saudade que por vezes invade .. como se sente nestas letras.

Boa viagem Caro Flip

Luísa A. disse...

É bom ter uma terra, a nossa terra, a que voltar, para reencontrar família e lembranças do passado, Flip. Eu não tenho para onde voltar, porque estou lá sempre. Espero que tenha um excelente fim-de-semana! :-)

Flip disse...

once,
obg :-)
gosta de requeijão? Dali são bonsssss :-)

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Flip,
eu adoro requeijão e só encontro como eu gosto em Viseu , que é a minha terra :-)Com açucar e canela ou doce de abóbora. eu como um inteirinho!


já tive uma loja em que vendi-a uma vez por semana, fiz questão!

Flip disse...

júliaml,
:-) glutona hein!!! :-)
mas sabe tão bem não é? Infelizmente não dará tempo para passar em Viseu, mas numa próxima ocasião trarei para si, com muito gosto :-)

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

engraçado, Flipe que até nem gosto de doces,mas gosto dessa sobremesa! que fazer? :-)

Flip disse...

júliaml,
ora...e porque não? Se gosta!?
:-)
vá lá, decida-se :-)
olhe, eu não hesito :-) nham nham

Luísa A. disse...

Caro Flip, eu julgava que lhe tinha aqui deixado um comentário acerca do bom que é ter uma terra a que peregrinar de vez em quando, em busca do passado e de parte da família, mas devo ter-me enganado nos cliques. Renovo – ou não renovo, porque, pelos vistos, me enganei; apenas formulo – os votos de um excelente fim-de-semana de peregrinação. :-)

Flip disse...

cara luísa,
estes clicks por vezes são malandros :-) e muito obg., sim, é bom de vez em quando peregrinar, rever a familia, os entes mais queridos com quem ao longo da vida vamos partilhando afectos e alegrias, um fds doce :-)