quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Sete Sapatos Sujos....Mia Couto


Certo dia, foi convidado a fazer uma “oração de sapiência” (Março de 2005), no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. Conhecendo muito bem a realidade sociológica e económica de Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, e desejando reflectir publicamente sobre as inércias que tolhem o desenvolvimento daquela nação, escreveu e leu uma “lição” sobre um dos seus temas de eleição, o combate à pobreza e aos preconceitos enraizados. Ele começou por referir que “Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar.” E contou ”sete sapatos sujos” que “necessitamos deixar na soleira da porta dos tempos novos”. Um conjunto de ideias, atitudes e superstições que, longe de serem apanágio da sociedade moçambicana, são um travão para o desenvolvimento e justiça social de muitos outros povos, incluindo Portugal.

Deixo aqui os seus SETE SAPATOS SUJOS.

Primeiro sapato: A ideia que os culpados são sempre os outros e nós somos sempre vítimas;

Segundo sapato: A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho;

Terceiro sapato: O preconceito de quem critica, é um inimigo;

Quarto sapato: A ideia que mudar as palavras muda a realidade;

Quinto sapato: A vergonha de ser pobre e o culto das aparências;

Sexto sapato: A passividade perante a injustiça;

Sétimo sapato: A ideia de que para sermos modernos temos que imitar os outros.

(p/ler o original clicke no título)

3 comentários:

Luísa A. disse...

Meu caro Flip, está visto que não é só Moçambique, mas meio mundo e o outro meio que têm de mudar de sapatos. Mas é uma síntese notável. Acrescentar-lhe-ia, talvez – numa nota muito comezinha – o sapato sujo do «descontrolo dos instintos», porque mesmo os que pensam bem perdem, às vezes, a cabeça e não há boa ideia ou boa cultura que resistam a essa perda. :-)

CPrice disse...

sensato Mia Couto .. Obrigada Caro Flip, não conhecia e não posso estar mais de acordo com ..

:)

Flip disse...

Luísa,
achei a idéia excelente e a simbologia ou a metáfora usada por Mia muito bem aplicada. Concordo que os destinatários são mais que muitos e também os sapatos pecam por defeito, ele apenas terá dado o pontapé de saída. Oxalá os sapatos fiquem todos à soleira da porta e aqueles(s) povo(s) avancem, e como ele(s) nós também.
:)
E o "seu" sapato tem medida certa, claro, embora fosse de mandá-lo ao sapateiro aqui e ali para "apertar" :)