domingo, 24 de maio de 2009


"A represália
Luís Fernando Veríssimo

A Cleide chegou da rua furiosa. Atirou as compras do super em cima da mesa da cozinha e declarou:
- O seu Hermínio passou a mão na minha bunda!
O Óscar tinha recém se sentado para ver o "Jornal Nacional". Disse:
- O quê?
- O seu Hermínio passou a mão na minha bunda.
- Quando? Onde?
- Agora mesmo. No elevador.
- O seu Hermínio?! Do 602? Eu não acredito.
- Ah, não acredita? Pois eu também não acreditei. Mas aconteceu.
- Você tem certeza? Não foi um esbarrão, um...
- Nada. Passou a mão. Eu carregada de compras, sem poder me defender, e ele zupt. E agora?
Pois é. E agora? O que fazer? Era preciso tomar uma atitude. Mas qual? O seu Hermínio do 602 era um bom vizinho. Todos os vizinhos eram bons. O prédio vivia em paz. Fora um pequeno incidente na garagem, uma porta de carro amassada e nunca explicada, e as desconfianças despertadas, e a festinha que um dia passara da conta dos gays da cobertura, nada nunca ameaçara a paz do prédio. Todos se respeitavam. E agora aquilo.
- Você não vai tomar uma atitude, Óscar?
- Vou. Claro. Mas espera um pouquinho.
- Como, espera um pouquinho?
- Espera um pouquinho, Cleide! Você quer que eu bata na porta do 602 e peça satisfações ao seu Hermínio? Boa noite, e que história é essa de passar a mão na bunda da mulher dos outros? Espera um pouquinho.
- Esperar o quê, Óscar?
- Vamos com calma.
O seu Hermínio era mais velho do que o Óscar. Era o inquilino mais antigo do prédio. Aposentado, morava com a mulher e um gato. Não era de falar muito, mas era cortês. Segurava a porta do elevador para os outros. Respondia a comentários sobre o tempo ou o futebol com um "Pois é" meio aéreo. Nas reuniões de condomínio, não dava palpites. O seu Hermínio era a personificação da paz num prédio em que ninguém se metia na vida de ninguém. E a Cleide queria que o Óscar soqueasse o seu Hermínio? Ameaçasse contar para a sua mulher, a dona Lurdes? Agisse como um marido ultrajado?
- Você é um marido ultrajado, Óscar.
- Não. Espera um pouquinho.
A Cleide precisava compreender que haviam outras coisas em jogo, além da sua bunda. Um contexto maior. A questão diplomática. Uma desavença entre eles e o seu Hermínio fatalmente se espalharia e afectaria a harmonia no prédio. A vizinhança nunca mais seria a mesma. E outra coisa que a Cleide precisava entender: aquele negócio de marido ultrajado era meio antigo. Estavam no século XXI. Outra moral. Outras prioridades.
- Quer dizer que passam a mão na bunda da sua mulher e fica por isso mesmo?
Você não faz nada?
- Espera um pouquinho. Vamos raciocinar friamente.
Decidiram-se por uma represália branda. Na primeira oportunidade que tivesse, Óscar passaria a mão na bunda da dona Lurdes. O seu Hermínio entenderia o significado do gesto. Ficariam quites. Zero a zero, e não se falava mais no assunto. A paz do prédio seria mantida. E dali a dias aconteceu do Óscar e da dona Lurdes subirem juntos no elevador. E o Óscar zupt na bunda da dona Lurdes. Que se virou para ele com um sorriso e disse:
- O Hermínio sai para jogar bridge todas as quintas, às oito.
Iiiiih, pensou o Óscar. A Cleide me mete em cada uma..."

2 comentários:

fugidia disse...

lolololol

Pois, e agora? Vai esperar um pouquinho mais, é?
:-)))

Flip disse...

fugi
às oito portanto :-)))