sábado, 20 de junho de 2009



Há um pequeno livro de Marcel Proust que se chama o Prazer da Leitura, e que é um pequeno ensaio sobre o que o título diz e começa com uma descrição do pensamento de um autor Inglês sobre o mérito da leitura.
Segundo esse autor, a leitura é uma experiência humana única pois permite a qualquer um experimentar o outro, sem a limitação do tempo e do lugar: através da leitura podemos privar com pessoas que nunca teriam sido nossas amigas e com as quais jamais nos teriamos cruzado. A simples prática das traduções amplia essa possibilidade consideravelmente, derrubando mais uma limitação: a da língua. A leitura era assim - para esse autor Inglês - a experiência da humanidade por excelência. Como nenhuma outra actividade, ler, permitiria a qualquer um conhecer os melhores, ser amigo de almas gémeas milenares ou, para além de milenares, que tivessem vivido no outro lado do mundo e falassem línguas inacessíveis para o nosso conhecimento.
Em síntese, os livros seriam a grande experiência de fraternidade humana.
Porém, Proust afirma que o prazer da leitura não é nada disso. Está errado o amigo Inglês. O prazer da leitura é o prazer do diálogo que estabelecemos connosco no momento da leitura. É falso que o diálogo principal seja estabelecido com o outro que existiu ou existe e escreveu. No silêncio da noite, no recolhimento do tempo de ler, nas impressões e sensações que se vão formando com o acto de ler mais do que o outro, experimentamo-nos a nós e é esse o prazer maior da leitura, é o prazer de estar connosco, de nos descobrirmos.
Creio que as duas posições se tocam, através da leitura completamo-nos, e também é grato e reconfortante conhecer o pensamento dos outros, partilhá-lo, sendo mais uma forma de, através dos outros, nos enriquecermos. Eis uma das vantagens da net, que Proust ou Pessoa, Camus ou Eugénio de Andrade, caso vivessem hoje, certamente iriam partilhar.

2 comentários:

Luísa A. disse...

Concordo com a sua ideia, Flip. As posições não são sequer antagónicas, a meu ver. É verdade que, na leitura, não há um diálogo e que o prazer está nas nossas próprias percepções do que lemos e nas pequenas descobertas que de nós vamos fazendo. Mas isso, afinal, também está presente no prazer de uma boa conversa ou de um bom diálogo. É até frequente as pessoas mal ouvirem o que diz o interlocutor, tão ocupadas estão na descoberta das suas respostas.
Moral da história: os prazeres são sempre egoístas… ;-D

Flip disse...

Luísa
um egoísmo que se saboreia com agrado
:-)