quarta-feira, 17 de junho de 2009


No Vale de Elah
Título original: In the Valley of Elah (EUA, 2007)
De: Paul Haggis
Com: Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Susan Sarandon, Jonathan Tucker
Género: Drama, Thriller

Depois de regressar do Iraque, Mike Deerfield (Jonathan Tucker) desaparece e é considerado desertor. O pai(Tommy Lee Jones, num surpreendente desempenho) é um veterano, e a sua mulher Joan (Susan Sarandon) recebem o telefonema com a trágica notícia do desaparecimento do filho. O pai resolve procurá-lo. A detective Emily Sanders (Charlize Theron) ajuda-o na investigação, mas à medida que o mistério se revela e Hank descobre pormenores sobre a missão do filho no Iraque, tudo aquilo em que acreditava é posto em causa.
Um filme sobre a perda e uma interrogação sobre o sentido dessa perda. Uma contribuição de peso de Tommy Lee Jones. De facto, é ele quem domina inteiramente o filme, é ele que marca as suas variações dramáticas e dá o mote para todos os seus comparsas. Mesmo uma Charlize Theron admiravelmente desglamourizada parece ceder ao seu magnetismo e acompanhar o seu movimento como o par de uma dança.
Por outro lado, resulta ainda do filme a desumanidade e a insensibilidade que a guerra produz no soldado norte-americano e que os leva a considerar a vida (até dos próprios camaradas) como algo banal. A ver.

Sem comentários: