domingo, 6 de dezembro de 2009


Começa amanhã e prolonga-se até dia 18 a Cimeira de Copenhaga, onde os líderes mundiais se irão reunir para debater as alterações climáticas.

A Greenpeace procedeu e bem a uma certa pressão sobre os senhores que nos governam no sentido de os alertar para os perigos que todos corremos num futuro próximo caso não impere o juízo e o bom senso. Assim, em fotografias manipuladas, representam Barack Obama, Lula da Silva, José Luis Rodríguez Zapatero, Angela Merkel, Nicolas Sarkozy, Gordon Brown...com mais dez anos de idade, com rugas e cabelos brancos e ao lado das fotografias o pedido de desculpa dos próprios em registo mea culpa: “Peço desculpa. Podíamos ter impedido uma mudança climática catastrófica... não o fizemos”. Veja as fotografias aqui.

“Age agora. Muda o Futuro” e “O que dirás aos teus filhos?” são outras das frases que constam dos cartazes, que apelam à mudança e a um acordo global de entendimento em prol da Terra.

“A nossa receita para que os líderes mundiais evitem os pedidos de desculpa [no futuro] é simples: cheguem a um acordo justo, ambicioso e com força legal para salvar o clima”, escreve a Greenpeace na sua página, onde divulga os diversos cartazes que foram divulgados em várias cidades. Inúmeros cartazes serão espalhados pelo aeroporto de Copenhaga, fez saber a Greenpeace.

Esperemos que impere a razão e o bom senso para bem de todos nós, oxalá, amen.

3 comentários:

mfc disse...

Vamos ver... no fim pronuncio-me.

Luísa A. disse...

Flip, não sei em que devo acreditar no que toca a estas questões. Mas há factos inequívocos. Há cidades submersas em poluição, há fenómenos climatéricos que antes eram seculares e agora são anuais, e há cada vez mais gente com problemas respiratórios e alérgicos. Com aquecimento ou sem ele, o ar está a tornar-se irrespirável em muitas partes do mundo e é fundamental que se trave esse processo. A ver vamos o que sai de Copenhaga.

Flip disse...

mfc,
aguardemos pois boas notícias :-)

Luísa,
esperemos que impere uma tomada real de consciência sobre a importância de não poluir, que o 'comércio' não subalternize o futuro e o bem estar de todos e das gerações vindouras, a ver vamos...