domingo, 28 de março de 2010

No "Caribe", mesmo ao lado do "Chill out", de um velho amigo e companheiro de juventude, pode disfrutar de praia privativa e de uma cozinha também excelente, os granizados de ananás e maracujá são viciantes e as lagostas grelhadas, servidas em plena praia, são memoráveis. Veja o site aqui. Preço? Puxadote, como todos...

excelente é o que se pode dizer do "Chill out", dotado de um espaço e de um ambiente "lounge" com muito bom gosto! A cozinha é de qualidade muito alta! Os preços são proporcionais e daí ser fácil uma refeição atingir os 100 USD por pessoa (sem vinhos).

Aos fins-de-semana e a partir da meia-noite transforma-se em discoteca ao ar livre, o ambiente é muito bom! Talvez a melhor discoteca de Luanda, predominantemente frequentada por estrangeiros. Como é de malta amiga irei mais vezes. vale a pena dar uma olhada no site, aqui.


outro bom restaurante, no lado da baía, com uma vista lindíssima sobre a cidade de Luanda. Situa-se entre o Clube Náutico e o Hotel Panorama. A vista e o buffet merecem uma visita. O preço não é para todos os dias, mas vale a pena, gostei.

Os restaurantes na ilha de Luanda proporcionam um dia bem passado, bem merecido após cinco dias úteis de um quotidiano carregado e laborioso ,a praia aos pés e uma excelente cozinha contribuem para recarregar as baterias. O preço, enfim, é selectivo, uma refeição ronda 6000 kuanzas ( cerca de USD 65), o que reflecte um custo de vida muito alto para as gentes locais, e o triplo do que se gasta em terras lusas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

na ilha do Mussulo, onde o tempo se esquece - foto flipvinagre
O Berlusconi é danado para a brincadeira, não pude deixar de dar uma gargalhada, realmente este italiano é um doidão.

"Eleições em Itália sem gaffe sexista de Silvio Berlusconi seria o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. Na campanha das regionais de domingo e segunda, o primeiro- -ministro italiano foi fiel à tradição e lançou uma diatribe contra uma candidata de esquerda, recebendo resposta à altura.

A vítima foi Mercedes Bresso, candidata do Partido Democrata à presidência do Piemonte (norte). "Sabem porque é que a senhora Bresso está sempre de mau humor?", perguntou Berlusconi, dirigindo-se a eleitores, antes de lançar farpa de rara elegância: "Porque de manhã, quando se levanta e olha o espelho, para se maquilhar, vê a sua cara."

Bresso respondeu ontem. Numa das citações, explicou que precisa de menos maquilhagem do que Berlusconi. Noutro comentário, citado pelo jornal La Repubblica, a candidata da esquerda reagiu com sentido de humor e comparou-se com o primeiro-ministro, admitindo que estava "com melhor aspecto do que ele, mesmo sem lifting", numa referência às cirurgias estéticas a que o primeiro-ministro tem sido submetido e que consta serem numerosas."

Enfim, eis como saber divertir os italianos nas campanhas eleitorais....notícia aqui)

domingo, 21 de março de 2010

mais uma Taça para o glorioso SLB... três secos ao fcp, registem...
a temperatura da água rondava entre os 20º-25º, as ondas meigas e o sol abrasador proporcionaram um dia espectacular na companhia de amigos - foto flipvinagre
nada falhou, a viagem foi célere, o colete obrigatório - foto flipvinagre

fomos no bote do "Captain Frank" (a camisola não gostei muito...) - foto flipvinagre
depois de uma sexta e um sábado em convenção, no Hotel de Convenções de Talatona, mereci e bem um domingo de praia com amigos na ilha do Mussulo, um paraíso aqui mesmo ao lado em Luanda. No embarcadouro, às onze da manhã, os passageiros já aguardavam pela "boleia". - foto flipvinagre

quarta-feira, 17 de março de 2010

baía e marginal de Luanda - foto flipvinagre
e as obras continuam, Luanda segue em frente...
continuo a gostar da pintura de "Modesto", as cores quentes, o motivo...

vou acompanhando a realidade portuguesa, e maravilham-me algumas pérolas dos nossos politiqueiros, a deputada Inês de Medeiros diz agora em entrevista à "Sábado", que "Se Sócrates mentiu, nem acho que seja muito grave", e eu caio p'ró lado...não há dúvida que impera uma falta de bom senso gritante na classe política portuguesa, a qualidade não existe e o zé povinho tem que custear toda esta gente dos partidos que nos deixa a todos mal na fotografia. E, ironia, de sorriso amarelo, é o facto de saber-se ser esta cidadã membro da Comissão de Ética do Parlamento. Uma desilusão... (ora clicke aqui e veja o video).

terça-feira, 16 de março de 2010

Barra do Quanza - foto flipvinagre

e as saudades de casa vão aumentando, da minha menina e dos meus meninos todos, mas eu sei que um dia destes vamos estar juntos again, I'm opening the way.

Também a ilha de Luanda ou Ilha do Cabo (designação oficial), passará por uma transformação radical.

A ilha, conforme é comummente conhecida, conta já com obras em curso e vai ser repaginada para oferecer aos turistas e moradores mais áreas de lazer, bares, restaurantes, calçadão e ciclovia.



Sem dúvida que todas estas obras causam algum mal-estar e aborrecimento, mas são inevitáveis, o resultado será francamente positivo, vale a pena esperar.


As obras na Baía de Luanda entraram numa segunda fase, tudo mexe nesta cidade, o projecto dará à cidade uma marginal moderna e atraente e uma nova imagem será projectada internacionalmente, aos poucos Angola vai mudando. É aqui que muitas empresas portuguesas, chinesas e outras vão produzindo e obtendo preciosas receitas, não fosse este país actualmente o destino de muita mão-de-obra, aqui respira-se alguma perspectiva de futuro. Esta segunda fase da empreitada da obra marítima,enquadra a dragagem do canal na zona sul da Baía de Luanda para o alargamento da Avenida 4 de Fevereiro/marginal.

segunda-feira, 15 de março de 2010



Esta madrugada choveu pra xuxu aqui na banda e quando chove esta cidade de Luanda transforma-se rapidamente num imenso parque de aventuras, as ruas ficam cheias de poças, fruto de uma ainda deficiente drenagem, o lixo amontoa-se nalguns locais e os odores que pairam no ar vão poluindo os narizes mais exigentes, enfim, caso para dizer que "isto"não é para qualquer um mas vejamos o lado positivo, um dia esta situação vai acabar e então as estórias por contar ganharão vida e farão rir alguns cidadãos mais sisudos. Contaram-me que, mercê de um parque habitacional deficiente e cheio de carências, entra água em muitas e muitas habitações, o que leva grande parte das pessoas a trabalhos inesperados no imediato, gerando a sua ausência ao trabalho no dia imediatamente a seguir, a onda de abscentismo é enorme e compreende-se, embora exista alguma percentagem de abscentismo solidário digno de reparo, mas muangolé é assim mesmo, o vizinho aqui tem estatuto quase de familia e por isso só há que ter a perspectiva correcta dos usos e costumes locais. Engraçado é o truque dos meninos/candengues da rua, que perante o cidadão desconhecedor dos buracos da estrada ou mesmo avenida, demanda por gasosa/gorjeta, e se não há uns kwanzas pra receber lhe indicam mesmo caminho pró buraco, pois então, coméqueé? Se demora a entrega do cumbu, eles dizem "vais-me precisar", eheheh.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Sumbe é uma cidade do litoral da Província de Kwanza Sul e que fica no caminho entre Luanda e Benguela. Além da praia maravilhosa e de toda a paisagem envolvente,o potencial turístico da região é enorme, existem rios para os praticantes de rafting, canyons, cachoeiras, fontes de águas quentes e muitos vales verdes para a prática de trekking ou simplesmente para sentar e ficar apreciando o pôr-do-sol.

quarta-feira, 10 de março de 2010

praia morena, em Benguela - foto flipvinagre
casa tipicamente colonial em Benguela - foto flipvinagre
a paisagem em Angola conjuga-se entre a imensidão e a beleza - foto flipvinagre

terça-feira, 9 de março de 2010

Miradouro da Lua, Luanda

na estrada que liga Luanda à Barra do Kwanza, encontramos estas falésias junto ao mar e que são produto da erosão provocada pelo vento e pela chuva ao longo de milhares de anos. Muito semelhante à paisagem lunar, um espectáculo imperdível.

segunda-feira, 8 de março de 2010

praia da baía azul - Benguela - foto flipvinagre
Hotel Terminus, no Lobito ("terminus" porque se tratava noutros tempos de uma estação de caminhos de ferro de Benguela - no interior, fotografias memoráveis dos anos 50 e 60), decorado com muito bom gosto e com praia excepcional, claro!
rua de Benguela - foto flipvinagre
as salinas de Benguela - foto flipvinagre
à tarde, para compensar, outro mergulho na praia do Hotel Terminus na restinga do Lobito - foto flipvinagre

Um dia destes publicarei slides, não há tempo para tudo, não há mesmo... :-)
na praia da baía azul, um miminho que já não gozava há anos, a temperatura da água mantém-se, custa imenso sair da água - foto flipvinagre
edifício da Sede da Associação Comercial de Benguela - foto flipvinagre

domingo, 7 de março de 2010

a Ponte de Benguela - foto flipvinagre

A cidade de Benguela está a recuperar gradualmente a sua beleza antiga, esta é uma nova ponte na estrada entre esta cidade e o Lobito. O nível de vida que proporciona a quem a visita e aos seus habitantes é hoje superior a Luanda, recomenda-se.

sábado, 6 de março de 2010

que saudades que tinha deste verde e dos embondeiros - foto flipvinagre
paragem "técnica" em Porto Amboim para refrescar - foto flipvinagre
a caminho de Benguela para passar o fim-de-semana. Com o meu distinto colega Rui Armada

quinta-feira, 4 de março de 2010

evidência das obras na marginal de Luanda, quando pronta ficará irreconhecível, várias alterações estão a ter lugar, desde o traçado até ao redimensionamento da baía, será uma nova marginal, com várias vias para o tráfego automóvel, ladeada por jardins e uma renovada vista da baía, esperem e verão.

quarta-feira, 3 de março de 2010

na baixa de Luanda, entre o verde e o vermelho de uma Acácia - foto flipvinagre
Luanda é uma cidade onde existem e convivem várias classes sociais, esta imagem fez-me regressar a um passado em que só via estas mamãs nos meios rurais. Agora, mercê da guerra civil, que forçou populações a migrarem para os grandes centros urbanos, é vê-las aqui na cidade de Luanda, com os seus filhos ás costas, uma imagem de que gosto imenso, não só pelo papel da mulher enquanto trabalhadora mas também como mãe,dispensando um enorme carinho e atenção às suas crianças, que nunca abandonam.

segunda-feira, 1 de março de 2010

o pôr-do-sol é grandioso, o astro-rei parece ter outra dimensão. -foto flipvinagre