segunda-feira, 31 de outubro de 2011

há assuntos que gosto de evidenciar e tornar ainda mais público, nomeadamente a quem me visita neste cantinho, e por isso dou a conhecer novamente algo que deve orgulhar todos nós portugueses, o nosso país, o modo como recebemos quem nos visita, a nossa história, as nossas gentes... Veja o filme promocional turístico de Portugal que foi premiado sábado passado na Polónia "Portugal the beauty of simplicity" produzido pela Krypton Films e que foi distinguido em Varsóvia na categoria "The best film promoting country, region or city com o segundo prémio, entre 220 filmes internacionais candidatos.
Veja o filme aqui.

"Não haverá borboletas
se a vida não passar por
longas e silenciosas
metamorfoses"

Rubem Alves

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lisboa - Docas Sto. Amaro - foto flipvinagre
ao ponto a que chega a condescendência hipócrita dos malabaristas...

coluna no CM do Paulo Pinto Mascarenhas:
"

Tenham vergonha

O dr. Jorge Coelho, eminência parda do Partido Socialista, disse esta semana que oferece a instituições de solidariedade o valor da sua subvenção vitalícia do Estado. O antigo apoiante de José Sócrates não indicou as entidades a quem entrega os 2400 euros – 1700 euros líquidos – que recebe todos os meses pelo desempenho de diversos cargos públicos no passado.

Ficamos assim sem saber quem são os destinatários desta tão comovente caridade do antigo ministro das Obras Públicas de António Guterres e actual presidente executivo da Mota-Engil. Sabemos, porém, qual é o generoso salário que recebe da construtora civil da qual é dirigente: mais de 50 mil euros por mês. Uma vez que a referida subvenção vitalícia – sim, é para toda a vida – tem de ser exigida pelos próprios políticos, lanço aqui um apelo ao dr. Jorge Coelho: devolva a pensão do Estado e faça caridade com o seu salário de gestor, não com o dinheiro que resulta dos impostos de todos. O dr. Jorge Coelho em tempos ameaçou que "quem se mete com o PS leva". É tempo de responder que quem se mete com os portugueses, vai ter de levar."

segunda-feira, 24 de outubro de 2011


gostei da coluna do Manuel Catarino no CM e publico-a também aqui:

"Os cágados que falam

Mete dó ouvir tanta gente com carreira, poder e fortuna – boa parte também à custa da generosidade do Estado que agora tanto desprezam – aplaudir com entusiasmo o pesado fardo da austeridade.

Não se imaginam nas urgências de um hospital público: têm seguro e dinheiro para o conforto da assistência privada. Muito menos se vêem num autocarro ou comboio: têm carro e motorista.

Não lhes importa, enfim, que a administração pública deixe de pagar os subsídios de férias e de Natal – medida que muito gostariam que se estendesse às empresas. Reconheço um pozinho de demagogia nesta crónica. Mas esta gente chateia--me. Muitos deles são como o cágado alcandorado na árvore: não treparam, alguém os pôs lá."

domingo, 23 de outubro de 2011


Os pássaros de eu sei onde

Toda a noite,
estiveram os pássaros
a cantar-me as suas cores.
(...)

Juan Ramón Jimenez
há que dar fim aos vampiros...
na capa do DN: «Gestores de topo com pensão vitalícia para ex-políticos» Carlos Melancia. O antigo governador de Macau tem a pensão mais alta, ultrapassando 9 mil euros. 7,8 milhões. O Orçamento para 2012 inscreve esta verba para pagamento de mais de 400 subvenções vitalícias.»

O DN puxa para manchete a notícia de que vários gestores de topo, como Jorge Coelho ou Dias Loureiro, continuam a receber a pensão vitalícia atribuída aos ex-políticos. A lei que estabelecia este beenfício foi revogada em 2005, mas sem efeitos retroactivos, tal como a legislação que proíbe a acumulação depensão vitalícia com salários públicos, esta de 2011. (sapo notícias)

sábado, 22 de outubro de 2011


hoje, na Fnac do Colombo, teve lugar o lançamento em Portugal, do livro da Dulce Braga, Sabor de Maboque, ao qual já aqui fiz referência.

Além de lhe ter dado um beijinho, revi velhos amigos do colégio de Silva Porto, o Jéjé (Tavares), o Quinito, o Vasco (Leão), o Meia Onça, o Garcia.

foi como se tivesse recuado no tempo, aquele tempo saboroso do antigamente, que nunca esquecemos, porque não se esquecem as coisas boas da vida.

Valeu Dulce, e o livro vai ter saída, certamente, depois das considerações e das intervenções do Viriato e da Margarida Mercês de Mello.

disse Jorge Jesus que " Se os nossos políticos fossem treinadores estavam pouco tempo a governar"

O treinador do SLB disse hoje " que está preocupado com a actual situação do país, afirmando que se os políticos fossem treinadores estariam pouco tempo a comandar. leia mais no Sol - Que dizer ? Concordo, infelizmente!!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

a imaginação ao poder , foto da net (desconheço o autor)
isto anda tudo zaruca da tola.
Sobre o orçamento para 2012, a posição do Presidente da República é a de considerar que a retenção dos subsídios de férias e Natal dos funcionários públicos e pensionistas viola o princípio básico da equidade fiscal ou seja que é injusto.
Mas para Catroga "a equidade tem muitas interpretações e na minha opinião não está em causa".
Eduardo Catroga declarou ainda que "os portugueses têm toda a razão para estarem indignados. E devem responsabilizar quem governou o país nos últimos seis anos porque esta situação obriga a medidas duras".

Francisco Van Zeller também não se revê na posição do Presidente da República, que classifica de grave por legitimar greves e protestos: "vai dar apoio a todas as manifestações de rua, que agora têm as costas quentes do Chefe de Estado.

Estão a ver? Contradições nada positivas... Mais valia teres ficado calado, a malta desatina.

(vidé "Económico)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

sábado, 15 de outubro de 2011

da série "notícias doidas": (no "Expresso")
Ryanair quer aviões só com um wc.
A transportadora aérea de baixo custo invoca cortes na despesa.
Parece que já estou a ver a malta no avião, toda em pé, uns contorcendo-se, outros amarelos, outros ainda pregando contra a sua bexiga tão pequena, isto para não falar dos motins que se instalarão a bordo... um carnaval...enquanto aos microfones o steward apela em vez de "please fasten your seatbelts" o novo slogan "please hold your pee"...



A malta não aguenta, isto assim arrebenta...

Hoje, os indignados do mundo inteiro vão sair à rua em protesto em mais de 80 países e por cá, as medidas ontem pronunciadas pelo Governo vão certamente engordar o lote de aderentes ao protesto global - Leia mais no "Expresso" - aqui.
hoje, no "Expresso":

Veja os rendimentos de 15 políticos portugueses antes e depois de passarem pelo Governo (gráfico animado)

Clique aqui.

Pois é ...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

da série "desabafos":

as notícias neste país não são nada animadoras. Após anos e anos a gastar o que não tínhamos, vivendo num sistema político com uma capa de democracia que não tem a devida correspondência com a realidade, persistindo de forma notória e visível a divisão de classes, com políticos a mais e que vivem à sombra e à custa do Estado, mendigando favores e profissionalizando-se no parasitismo, poluindo as finanças públicas e sendo um encargo enorme para o erário público, tudo isto entre tantas outras discrepâncias que este Estado vem acumulando, num deficiente e incompetente funcionamento, eis que roçamos as veredas do abismo e olhamos de frente para o precipício. O Estado não consegue dar a volta, os governantes não conseguem dar a volta. Tem que ser o povo, essa besta de carga, a dar a volta, a sofrer na pele os abusos e as consequências de anos de farsa e de manifesta incompetência de quem governou o país. Temo por tudo isto, pela estabilidade, pelo funcionamento das instituições e principalmente pela saúde e bem estar de um povo que tem sido governado por uma corja de malabaristas e penduras que o sistema foi gerando e que tem retirado lucros fabulosos, enriquecendo à custa alheia. Alguém, com poder, que não deixe o circo arder, os palhaços, esses, mandem-nos porta fora... estamos fartos!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

o verão continua, Outubro também tem mais calor - Cascais - foto flipvinagre

As palavras que os apaixonados empregam às vezes estão carregadas de falsas emoções. Somente os silêncios possuem aquela precisão cruel que lhes confere a verdade.
Lawrence Durrel

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"Um acontecimento vivido é finito. Um acontecimento lembrado é ilimitado"

Walter Benjamin

domingo, 9 de outubro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

o outono foi invadido pelo verão - hoje, em S.P Estoril - foto flipvinagre

domingo, 2 de outubro de 2011


A água é o princípio de todas as coisas - Tales de Mileto.
No Cascaishopping (1 a 9/10) uma exibição de cartoons alusivos ao dia mundial da água, cartoons que fazem a relação d'«o Humor e a água» com o objectivo de promover a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos, consciencializando-se ao mesmo tempo a população para a necessidade de usar este recurso de forma sustentável. Vale a pena. Imagem anexa de José Santos.

sábado, 1 de outubro de 2011

hoje é o dia mundial da música, um bem indispensável ao nosso bem estar, um equilibrador dos sentidos e um balsamo para a nossa qualidade de vida, não dispenso, sou viciado, confesso.
Caso esteja interessado, veja aqui o que o Museu da Música Portuguesa (Cascais) preparou para comemorar o dia.
E Viva a música.