domingo, 29 de abril de 2012
Tristezas ...
Cinco perguntas a Matthieu Ricard:
quinta-feira, 26 de abril de 2012
segunda-feira, 23 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
domingo, 8 de abril de 2012
Há um conto Taoísta sobre um velho fazendeiro que trabalhou seu campo por muitos anos.
Um dia o seu cavalo fugiu.
Ao saber da notícia, os seus vizinhos vieram visitá-lo. Que má sorte! disseram solidariamente.
Talvez, o fazendeiro calmamente replicou.
Na manhã seguinte o cavalo retornou , trazendo com ele três outros cavalos selvagens.
_ Que maravilhoso! os vizinhos exclamaram.
_Talvez, replicou o velho homem.
No dia seguinte , o filho tentou domar um dos cavalos , foi derrubado e quebrou a perna. Os vizinhos novamente vieram para oferecer sua simpatia pela má fortuna.
_ Que pena , disseram.
_Talvez, respondeu o fazendeiro.
No dia seguinte , os militares vieram à vila para convocar todos os jovens para o serviço obrigatório no exército , que iria entrar em guerra. Vendo que o filho do velho homem estava com a perna quebrada , eles dispensaram-no.
Os vizinhos congratularam o fazendeiro pela forma como as coisas se tinham virado a seu favor. O velho olhou-os , e com um leve sorriso disse suavemente . . .
_ Talvez ...
Contos Zen
Só os que se encontram no caminho da Sabedoria não têm certezas.
Cabo Ledo é uma larga enseada situada na província do Bengo, em pleno Parque Nacional de Quissama, Angola.
A 120 km a sul da cidade de Luanda, a amplidão das praias de águas límpidas do Cabo Ledo, a beleza das imensas falésias no entorno de uma extensa faixa de areia branca tornam este um local deslumbrante, também propício à prática da pesca e do surf.
O Cabo Ledo possui, também, um inestimável valor histórico, pois em 1648 aqui desembarcou a frota que, vinda do Brasil, recuperou Angola para o domínio português, após sete anos sob dominação holandesa. (in Wikipedia).
É bom de estar, acreditem..
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Origem - Estabelecido como Reserva de Caça a 16-04-1938.
Classificação - Parque Nacional, II, desde 11-04-1957.
Localização - Norte de Angola, a 75 kilómetros de Luanda, entre o Oceano Atlântico, o rio Cuanza e o rio Longa.
Área - Ocupa 9.600 Km².
Limites Geográficos - 09 09' a 10 23' de Latitude Sul e 13 09' a 14 08' de Longitude Este.
Limites Naturais - Limitado a Norte pelo Rio Cuanza desde a Muxima até ao mar, a Sul pelo Rio Longa desde a estrada Mumbondo-Capolo até ao mar, a Oeste pela linha da costa entre a foz do rio Cuanza e a foz do Rio Longa e, a Leste, pela estrada que vai da Muxima, Demba-Chio, Mumbondo e Capolo até ao Rio Longa.
Descrição - A vegetação varia muito das margens do Cuanza para o interior do Parque, com mangais, floresta densa, mosaico floresta-savana, floresta aberta e mata tropical seca com cactos e imbondeiros.
Não é de estranhar que uma tal variedade de vegetação resulte numa fauna abundante e variada. Existem Manatins Africanos (Trichechus senegalensis), Palancas vermelhas (Equinus de Hippotragus), Talapoins (Miopithecus talapoin) e Tartarugas marinhas. Existe também uma grande variedade de aves.
Visitantes - O Parque conta com um estabelecimento para visitantes junto ao Rio Cuanza, uma Pousada e vários bungalows. Está prevista a criação de um establecimento de luxo orientado para a pesca desportiva, a praia, cruzeiros no Cuanza, etc." (Leia e veja mais aqui)
Vale bem a pena uma visita, um bem para a alma, um bálsamo para o nosso bem estar.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
domingo, 1 de abril de 2012
“Parece às vezes que desperto e me pergunto o que vivi; Fui claro, fui real, é certo, mas como é que cheguei aqui? A bebedeira às vezes dá uma assombrosa lucidez em que como outro a gente está. Estive ébrio sem beber talvez. E de aí, se pensar, o mundo não será feito só de gente no fundo cheia de este fundo de existir clara e èbriamente? Entendo, como um carrocel; Giro em meu torno sem me achar... (Vou escrever isto num papel para ninguém me acreditar...)”
Fernando Pessoa