quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tirando a opção política, o Saramago diz coisa com coisa....

Extracto da notícia no DN de hoje:
"...Não deixando de dizer que "este é um país de coisas negativas, mas é o meu País", revelou que em Lanzarote descobriu o português: "Temos a língua mais bonita do mundo, ela é o ar que respiramos." "Todos somos responsáveis por ela, a começar pela Comunicação Social. Leiam Fernão Lopes, Camões, Bernardim Ribeiro, António Vieira, Pessoa, Eça, Camilo, Antero, Almada Negreiros", aconselhou.

Tendo lido na imprensa a frase "Portugal é insustentável", comentou que talvez sim, do ponto de vista económico: "Preocupa-me, porém, a falta de espírito crítico que existe entre nós. Estamos um pouco aborregados", salientou, acrescentando: "Quando éramos um milhão de portugueses, nos séculos XIV/XV, pusemo-nos em movimento para o mar. Temos agora de nos invadir a nós próprios para conseguirmos perceber que devíamos continuar a andar pensando."

"Quando defendi a união Portugal e Espanha, os patrioteiros denunciaram a minha traição, a vergonha que era... Chamem- -me o que quiserem. A história continua. Se uma ideia vai contra a maré, não se condene a ideia, discuta--se a ideia", relevou."
Tá certo...até concordo.

Sem comentários: