segunda-feira, 22 de novembro de 2010


deixei o meu pequeno kissange em terras lusas, aqui tive que adquirir outro, é um entretém, uma diversão. chego quase a convencer-me que nasci com um dom para a música, hélas... vou tentando aqui e ali ensaiar qualquer coisinha que não choque os ouvidos, chego a rir-me da minha falta de jeito mas lá consigo tirar uns sonzinhos que vão fazendo sentido, às vezes...um dia hei-de compôr algo de verdadeiramente estonteante, aguardem...

o kissange é um intrumento de som fluido,utilizado em grandes caminhadas como fundo musical, quando um mais velho vai contando histórias à volta da fogueira, ao luar. Sobre a tábua hormónica fixam-se lâminas, que podem ser de bambu ou metal, presas a um cavalete. Agarra-se o instrumento com as duas mãos e toca-se com o polegar de cada uma.

6 comentários:

Luísa A. disse...

Flip, e o som é parecido com alguma coisa que se conheça melhor? :-)

Flip disse...

Luísa,
não lhe sei dizer...um som metálico, um instrumento que proporciona uma quebra na silêncio da solidão de uma savana por exemplo...eis uma singela idéia
ta frio por aí? ;-) aqui tá quentinho

Luísa A. disse...

Muito frio, Flip! A temperatura baixou repentinamente e ainda estamos em fase de adaptação. ;-)

Flip disse...

Luísa,
não sinto nada ;-)))

Unknown disse...

O kissange é muito especial para mim, e o seu som sem explicação... apaziguador...

Obrigada :)

Flip disse...

Natacha,
eu é k agradeço...e tenho dois kissanges, que gosto imenso e cujo som me faz lembrar a terra onde nasci ;-) e que me transmite paz e harmonia.
Bom domingo :-)