quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Regresso a Quiculungo...Texto e imagens do Toni Morais



"Finalmente (já lá vão 40 anos) consegui voltar a Quiculungo.
Dedico por isso , as fotos que vão em anexo , a todos os meus amigos , companheiros e irmãos de infância , que partilharam comigo a parte da minha vida que me é mais querida.

Filipe , Zeca , Xicozé , Any , Carocha , Nela , Zé Silva , Kico Silva , e todos os outros de quem já não me recordo e o Tozé que já cá não está. A todos vcs , um obrigado e um abração.

Esta viagem que começou sendo uma brincadeira entre os meus amigos de Luanda (alguns deles são desbravadores de terras em 4x4) , começou a ganhar contornos mais sérios á dois meses atrás. Deslumbrava-se um fim de semana comprido (25 Maio seria feriado , embora domingo , passaria para segunda) ideal para este tipo de viagem.

Saimos de Luanda a 24 Maio , seguimos para o Uige (antiga Carmona) via Caxito , Ukua , Piri , Quitexe , Vila Viçosa e outras antigas aldeias e vilas Portuguesas. No Uige , descemos para Camabatela , aonde dormimos. Dia 25 Maio , dirigimo-nos para Samba Caju e Quiculungo . Os 35 kms que separam Samba Caju da nossa terra Natal , não me diziam nada. Salvo alguns lampejos ocasionais , não me recordava de absolutamente , nada. Não compreendia porque não me lembrava daquele caminho de terra batida , por cima das montanhas , e de uma beleza extraordinária. Apenas o facto de ser muito pequeno e de não ver para o lado , enquanto viajavamos nas carrinhas dos nossos Pais , servia de desculpa , de não me recordar daquela beleza de paisagem.

Mais perto da Vila , começaram a surgir aquelas sanzalas , que já tinham algo de familiar. Finalmente , a ponte de entrada de Quiculungo. A subida , a virar suavemente para a direita .. e finalmente a Vila.
Subi para a minha rua e parei em frente á minha velha casa , lugar , onde nasci numa noite de Novembro 1955.

As emoções , essas , não é possivel , descreve-las. Chorei naturalmente , com os meus filhos ao meu lado. Infelizmente a Mena (minha companheira) e a Paty (minha filha do meio) , não puderam acompanhar-me . Gostaria de ter tido toda a minha familia comigo ,naquele momento.

Recordações de infância , desfilaram pela minha memória. Montes delas.

Percorri a vila , cada canto , cada esquina , era mais um rol de recordações , a velha esquadra , o clube , a escola , a Igreja , a piscina , a Serra da Comba .

Muitas casas abandonadas , telhados caidos , sem portas , sem janelas , mas as paredes estao lá e do meio delas sente-se a vida e alegria que um dia mexeu com Quiculungo ou Kiculungo .

Precisava desta viagem , desta visita .. Valeu. Acho que fechei um ciclo na minha vida , mas fechei com um sentimento muito positivo.

O futuro ? Bem , esse , pode ser que acompanhe Quiculungo . Fala-se em asfaltar as vias .. Talvez isso volte a trazer prosperidade á região.

Um abraço fraterno para todos."

E nós respondemos também com um grande abraço Toni, e, crê, com um muito obrigado por nos teres proprocionado reviver imagens do passado que nunca apagaremos da nossa vida, do nosso coração. Bem hajas mermão.

7 comentários:

Anónimo disse...

Muitas operacoes realizei quando estive em Zalala 67/69, Quiculungo era uma zona terrivel, era só tiros

Anónimo disse...

O meu obridada pelas fotos,pois nasci em Quiculungo em 1961 e gostava de lá voltar.
Mais uma vez os meus agradecimentos.
A Carocha estudou comigo em Salazar.

Anónimo disse...

obrigada pelas fotos eu sou a isaura watica filha de joaquim nhoca watica sou de quiculungo 1983 tenho ido frequentemente para la temos um clak club de amigos e natural do quiculungo procurenos para debatemos + sobre o nosso municipio ou se fores pra la logo ao chegar em quiculungo antes da ponte ao lado direito tem uma pousadaque atribuimos o nome de santa isabel ou pergunta pelo watica,Luis ou isaurawat70@hotmail.com 923926153/912203524/924104094

Flip disse...

watica, combinado ;-) obge um abraço

Anónimo disse...

Parabéns Toni por revisitares Quiculungo e por nos transmitires este forte reencontro com um passado da nossa infância. A velha fotografia a preto e branco da 1ª classe na escola primária de Quiculungo, onde também está o Toni, e que ainda conservo, ganhou novas cores…
A todos os meninos e meninas de Quiculungo de hoje desejo que essa terra que nos viu nascer e crescer lhes
dê condições dignas e um sorriso de felicidade.
Um grande abraço da Teresa, irmã do Zeca.

Delquinha disse...

Chamo-me Clara e sou de Quiculungo, Angola, nascida em 1959. Saí de lá com 2 anos e meio. As memórias que tenho são as que os meus pais me proporcionaram pelas saudades e recordações que sempre tiveram daquela terra. Tenho fotos da época pois o meu pai, já falecido, fazia da fotografia um hobby. O meu pai era guarda livros numa fazenda. Chamava-se Custódio Germano Pinto Delca. É incrível como se pode sentir saudades de algo que não recordamos. Sinto que uma parte, embora pequena, da minha vida, ficou naquele lugar, que, adorava rever. Se tiverem fotos de Quiculungo gostaria de ver. O meu emai é claradsoares@gmail.com. Saudações a todos os meus patrícios e a todos os amigos.

Flip disse...

olá Clara, obg pelo teu comentário. podes ver mais no Bloghttp://quiculungomemories.blogspot.com/
e no facebook
beijinho