sem pachorra para verter letras, são fases, que se há-de fazer?! Então, sento-me a um canto e enquanto esta "fase" não passa persigo degustando passagens de José Eduardo Agualusa, agora em "Fronteiras Perdidas" - contos. Dir-se-à que até é uma fase oportuna e simpática, e que há fases que vêm por bem, e eu concordo, e nem sei quanto tempo vai durar, que dure o que houver que durar, anos, séculos, milhares de anos, um dia passará, estou certo :-)
"(...) Quando os portugueses fugiram, Pascoal compreendeu que os dias felizes haviam chegado ao fim. Assistiu com desgosto à entrada dos guerrilheiros, aos tiros, ao saque das casas. (...)
Uma espécie de cansaço desceu por sobre as casas e a cidade começou a morrer. África - vamos chamar-lhe assim - voltou a apoderar-se do que fora seu. Abriram-se cacimbas nos quintais. Acenderam-se fogueiras nos jardins. O capim rompeu o asfalto, invadiu os passeios, os muros, os pátios. Mulheres pilavam milho nos salões. Os frigoríficos passaram a servir para guardar sapatos. Pianos deram excelentes coelheiras. Gerações de cabras cresceram a comer bibliotecas, cabras eruditas, especializadas em literatura francesa, umas, outras em finanças ou arquitectura."
(...)
"Sigo em direcção à fronteira, A São Domingos, na Guiné-Bissau. E é então que vejo uma placa na berma da estrada, meio oculta entre o capim exuberante, corroída pelo tempo, a humidade feroz, um desgosto antigo:
- Portugal - 30 km. "
(...)
"Na opinião da velha senhora o esplendor eléctrico das grandes cidades, ao ocultar o brilho das estrelas, prejudicou a humanidade. ela acha que, tendo deixado de ver as estrelas - tendo deixado de se confrontar, todas as noites, com o ilimitado, o infinito, a fantástica imensidão do universo -, os homens perderam a humildade, e com a humildade perderam a razão. O desvario do mundo está, na opinião dela, directamente ligado ao êxodo rural e á multiplicação vertiginosa das grandes cidades".
José Eduardo Agualusa in "Fronteiras Perdidas - Contos"
2 comentários:
Sem vontade de verter letras nem para agradecer os parabéns no Facebook. :D
Beijinhos
Gi
Gi,
ohhhh :-( não vi mocinha bonita :-) Mas, muito obg, beijinho :-)
Enviar um comentário