segunda-feira, 28 de novembro de 2011

fotografia de Brassaï
quem foi Brassaï? Também gostei de saber e de ver a sua obra.
Fotógrafo francês, Gyula Halász é o seu nome de batismo, de origem romena, nascido em 1899 em Braso, Roménia, e falecido em 1984, em Nice, França. Estudou arte em Budapeste e Berlim (1920-1923) e mais tarde frequentou círculos que incluíam artistas plásticos como Kandinsky, Kokoschka e Moholy-Nagy. Em 1924 foi trabalhar para Paris como jornalista desportivo. As primeira fotografias de Brassaï foram tiradas com uma máquina emprestada e, pouco depois, o fotógrafo adquiriu a sua famosa Voightlander, a câmara fotográfica que o acompanharia por muitos anos.
Da sua vivência noturna resultou o livro Paris de Nuit, um registo magnífico de Paris.
Em 1932 Brassaï fotografou os grafitti nas paredes de Paris, um trabalho fortemente divulgado na revista surrealistaMinotaure.
Os seus ensaios sobre personagens e artistas enriqueceram a revista Harper´s Bazaar onde começou a trabalhar em 1937. Outro aspeto relevante da vida do fotógrafo foi a sua amizade com o pintor Pablo Picasso, da qual resultou o livroConversations avec Picaso (1965).
Após a morte de Carmel Snow, editor da revista Harper's Bazaar, em 1962, Brassaï abandona a fotografia para se dedicar à impressão e edição do seu trabalho. (fonte Infopédia)

1 comentário:

mfc disse...

Esta foto é magistral!