domingo, 23 de novembro de 2008


Relato de uma Professora:

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.
Dei à balconista 2,00€ e peguei na minha bolsa 8 centimos, para
evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina
registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e
ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou a contar isto?
Porque me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de
venda ou €80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.
O lucro é de € 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção é € 80,00.
Se você souber ler coloque um X no € 20,00.
( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00

6 comentários:

fugidia disse...

O pior, Flip, é que a seis é verdadeira. É que a "malta" até sabe ler mais ou menos, mas compreender o que lê... pois!

Flip disse...

fugi
terrível não é? Pois...O ensino está demasiado facilitado, o futuro reserva-nos algumas surpresas, enfim, a culpa é de quem? Dos facilitadores, claro...quem eles são? Tantos...

fugidia disse...

Não sei se "facilitado" é o termo certo... digo eu, mãe de uma pré-adolescente :-)
Acho que vou postar sobre isso :-)

Flip disse...

fugi
tendo passado por um ensino onde tudo me foi exigido, rigoroso, portanto, e perante o que vejo agora, só posso atestar mesmo que os alunos actuais têm a "vida" muito facilitada...e não sei se isso é bom para eles. A facilidade não aguça o engenho, não os torna mais "trabalhadores", embora concorde na existência de excepções, como tudo na vida...
:-)

fugidia disse...

Quando hesitei relativamente ao termo «facilitado» não o fiz por achar que, mais do que estar facilitado (que está, não discordo), o ensino padece de falta de responsabilidade, de falta de responsabilização, falta de autoridade e incapacidade de ensinar (muitos professores seguem a carreira docente por falta de alternativas e quando assim é não se pode esperar muito...)
Mas enfim, este tema dá pano para mangas e não fica restringindo a meia dúzia de posições opinativas minhas :-)

Flip disse...

fugi
infelizmente o ensino no nosso país peca por falta de responsabilidade, por quebra de autoridade, disciplina, sentido das vocações no que concerne ao papel e fim do que é ser professor e também da grande falta de educação de que os alunos são portadores quando dão início à sua aprendisagem. Muito trabalho pela frente, por isso digo que não pode haver lugar a facilitismos, com a educação não, são as gerações seguintes que estão em causa e isso não pode ser levado na brincadeira, que é o que se verifica actualmente. Há que restabelecer os princípios antigos, disciplina, autoridade. Acho que estamos de acordo não estamos fugi?
:)
bjs