sábado, 16 de fevereiro de 2008
O meu clube é o maior...4ever SLB....
Eusébio foi «estrela» no Parlamento Europeu
O antigo futebolista internacional português Eusébio foi a grande «estrela» da exposição sobre o Benfica, hoje inaugurada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com dezenas de admiradores a pedirem autógrafos a um dos grandes «responsáveis» pelos troféus expostos.
«Estou muito orgulhoso. Nem todos os jogadores vêm aqui assinar autógrafos para os fãs do Benfica e não só, também para as pessoas que gostam do futebol», comentou Eusébio da Silva Ferreira, que, juntamente com a judoca Telma Monteiro e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, inaugurou a exposição Mais de 100 anos de lenda.
Mais de uma centena de pessoas marcaram presença na inauguração da exposição, composta por vários troféus - entre os quais as duas Taças dos Campeões conquistadas pelos encarnados (e Eusébio) em 1961 e 1962 -, o primeiro troféu de campeão nacional (época 1935/36) e o mais recente (2004/05), além de uma mostra fotográfica.
Entre os troféus expostos encontra-se também a Bota de Ouro (melhor marcador da Europa) conquistada em 1967/68 por Eusébio, que apenas lamentou que de fora da exposição tenha ficado a Bola de Ouro (melhor jogador da Europa) que recebeu em 1965, até porque «Botas de Ouro foram duas».
«Mas não faz mal. Estou muito orgulhoso», afirmou o Pantera Negra.
Para o presidente Luís Filipe Vieira, o dia de hoje representa «um marco bastante importante» para o Benfica, pois constitui «um claro sinal de respeito e admiração por um clube que muito deu ao desporto nacional e europeu ao longo da sua história».
Referindo-se em concreto aos troféus expostos em «pleno coração da Europa», o dirigente comentou que faz recordar o passado mas também pensar no futuro.
«São coisas que nos fazem pensar no que se passou, nos momentos que vivemos, e pensar que no futuro teremos a capacidade suficiente para mobilizar novamente a família benfiquista para estes grandes títulos. É isso que se está a tentar fazer e penso que vamos conseguir», disse.
Um dos actuais símbolos benfiquistas do futuro é Telma Monteiro, campeã europeia e vice-campeã mundial de judo, que também manifestou o seu «orgulho ter sido convidada para estar presente neste dia tão especial para o Benfica», sublinhando que «não é todos os dias que um clube tem a oportunidade de ter uma exposição no Parlamento Europeu daquilo que conquistou».
A exposição, patente até quinta-feira na sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas, foi promovida pelo eurodeputado democrata-cristão José Ribeiro e Castro, antigo dirigente do Benfica, que assinalou com um sorriso que muito se falou recentemente do sucesso da presidência portuguesa da União Europeia, no segundo semestre de 2007, «mas a primeira presidência portuguesa da Europa foi alcançada pelo Benfica, em 1961».
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário