sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Quiculungo, onde passei parte da minha infância e juventude...



Encravada no norte de Angola, no distrito do Quanza-Norte, era terra fértil no cultivo do café, girando a economia local no comércio de tal produto, fazendo então de Angola um dos maiores produtores mundiais. Além desta especificidade, aquela localidade e arredores eram pródigas em oferecer a quem a visitava e ali habitava, a pacatez muito própria da interioridade, um clima suave, e um meio ambiente riquíssimo em florestas ainda virgens, proporcionando a descoberta, a surpresa e o prazer de viver tu cá tu lá com a mãe natureza. Saudades...

6 comentários:

josé albino oliveira disse...

Foi com júbilo que acedi a esta página que me mostra Quiculungo. A família Vinagre vive na memória familiar do chefe do posto da PSP, Vírgilio Marcelo de Oliveira e dos seus filhos ( sou o mais novo, o Albino)e é como regozijo que vos reencontro.
Dê notícias e aceite um comovido e sincero abraço amigo.

Flip disse...

Olá José Albino,
obg pela mensagem e benvindo a este cantinho...Acho que me lembro da ti e da tua familia...eras tu que corrias a Sao Silvestre ou um irmão? Lembro que ele era um excelente corredor. Cumprimentos aos pais e irmão e um abraço para ti. Aquela terra traz boas recordações não é? Pois é, bons tempos...recordemo-la com saudade...Um abraço.

josé albino oliveira disse...

Caro Filipe,
só agora posso dar notícia da satisfação deste reencontro. O atleta é o meu irmão mais velho, o Carlos, que se lembra perfeitamente de ti; deveis ser quase da mesma idade.
A minha família ficou agradada com este contacto e devolve um abraço fraterno.
Por onde deitaste raízes nesta terra? Eu, depois de tanta estrada, parei pela capital do império que se desfaz, muito embora cultive semanalmente as minhas raízes minhotas.
Se achares apropriado dá-me notícias vossas e regista os meus números:
Tlm. 96 196 08 65
Casa. 21 430 33 13

Na expectativa de notícias tuas aceita um abraço amigo da família Oliveira, extensível a todos os Vinagres.

Até breve.

josé albino oliveira disse...

Caro Filipe, só agora posso dar resposta a este reencontro que foi de alegria para todos nós. O atleta não sou eu mais sim o meu irmão mais velho, o Carlos que se lembra perfeitamente de ti - diz que tendes a mesma idade, sensivelmente. Muito gostaria de poder aprofundar este contacto e dar-te um abraço em nome de todos pelo que te deixo os meus contactos:
Telemóvel. 96 196 08 65
Casa . 21 430 30 97
Vivo pela região de Lisboa, muito embora continue quase semanalmente
a cultivar a minha procedência minhota.
Recentemente identifiquei outra família de Quiculungo, os Braga, na pessoa do Carlos Braga, irmão mais novo do Tozé Braga, falecido num acidente de mota na vila pela passagem de ano, que tão bem se sabia celebrar em grupo naquela terra.

Dá notícias e aceita dos Oliveira um abraço amigo a todos os Vinagre.
Até breve.

Anónimo disse...

escrevo a partir de Quiculungo, dizer-vos que a vila mantém amesma estrututra; há mtas obras de restauro; estou orgulhoso.

Flip disse...

Caro Anónimo,
adorei a tua mensagem, fico felicíssimo pela tua notícia, bem hajas, todos temos imensas saudades dessa terra linda e das suas gentes.
Um grande abraço fraterno,
Flipvinagre