segunda-feira, 30 de junho de 2008



Eis um dos meus superheróis, que muito admiro. Fez 90 anos. Parabéns.
De início a minha reacção foi de suspeição. Supunha-o capaz de vingança, e de que era um mero mandarete do comunismo,talvez terrorista. Mas, felizmente, enganei-me. Nelson Mandela é uma maravilhosa excepção, daquelas que permitem a esperança no homem, no político e no ser humano. Ele é, manifestamente, um grande Homem, como foi grande como Estadista e como político e é, sem sombra de dúvida, um dos maiores vultos da história contemporânea, muitíssimo superior a JFK, Luther King ou mesmo Gandhi. Mandela transborda respeitabilidade, seriedade e firmeza de convicções e possui aqueles traços de segurança e equilibrio que só os homens superiores conseguem preservar. Ele salvou um país, libertou o seu povo e estendeu a mão aos brancos, que foram na África perdida como o sal que permitia a estabilidade e a riqueza. Retirem os brancos e os asiáticos de África - sinónimos de vida citadina, do funcionamento das instituições económicas e garantes do Estado - e a elite negra de colarinhos brancos será esmagada pelo proletariado do caniço. Mandela foi a ponte, ele fez a transição. Vê mais além. Perante o seu exemplo, tenho esperança que aqueles que com ele trabalharam tenham aprendido alguma coisa. Eu aprendi a confiar nele e guardo-lhe um imenso respeito. Parabéns Presidente Nelson Mandela.

Sem comentários: