domingo, 23 de agosto de 2009


Um livro a ler por todos aqueles que quiserem saber mais sobre esta matéria: "Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola" relata abandono de portugueses em Angola
Quando procurava elementos sobre o seu pai, desaparecido em Angola, em 1975, a jornalista Leonor Figueiredo descobriu que cerca de duas centenas e meia de portugueses foram deixados propositadamente nos cárceres do MPLA, pelas Forças Armadas Portuguesas, no momento da retirada da antiga colónia. Alguns dos detidos tinham feito assaltos e roubado armamento para um outro movimento de libertação, o de Holden Roberto. Um deles, conseguiu mesmo sequestrar um avião. Portugal não quis que estes portugueses regressassem à metrópole nem os quis submeter aos tribunais nacionais. Atirou-os para a justiça alheia, mesmo sabendo que estes jovens de 30 anos tinham sido raptados meses antes da independência de Angola por elementos do MPLA.
À história trágica de seu pai, a autora somou outros casos desconhecidos sobre a polémica descolonização de Angola, como a prisão de um primo juiz do então Presidente Costa Gomes; a verdadeira história da médica Fernanda Sá Pereira, desaparecida na sequência de uma falsa notícia sobre antropofagia; a busca infrutífera do irmão do comandante Bravo, que o nosso governo não queria que fosse português." (trecho da autoria da FNAC na apresentação do livro).
Depois de ler este livro, testemunho mais do que evidente da valia (nenhuma/nula/negativa) das autoridades portuguesas de então, apodera-se de quem conheceu e viveu (mesmo de raspão) o que se passou, um sentimento de enorme revolta, raiva, fúria e desprezo. Portugal não fica bem na fotografia e Angola (do MPLA) é reduzida a uma escória de bandidagem da pior espécie (autores de autênticos processos kafkianos, massacres, torturas, terrorismo).
Uma página muito negra na história de Portugal (que pouco a pouco vai conhecendo a luz do dia) que não exerceu, como lhe competia, o dever de assegurar a transicção de poderes de forma isenta, responsável e com honra. Espero que um dia se faça justiça, e que sejam julgados e condenados severamente esses vermes que não honraram a pátria e que desprezaram os seus.
E louve-se a coragem da jornalista Leonor Figueiredo, que nos deu a conhecer a verdade sobre o que muitos portugueses sofreram, por inoperância do seu país e dos incompetentes ou (des)governantes então no poder, que os ignorou por completo. Dignifica-se neste livo, o direito à verdade, bem haja Senhora Jornalista.
Leonor Figueiredo deu já entrevistas várias, vale a pena lê-las (entre outras, no DN e no CM, é só clickar em cada um).

2 comentários:

Luísa A. disse...

A História é, infelizmente, escrita pelos poderosos, Flip. Para que a verdade se saiba e se possa fazer justiça, o mundo ainda vai ter de dar algumas voltas. :-/

Flip disse...

cara Luísa
é verdade, mas desde que a justiça se faça já é bom sinal :-)