segunda-feira, 12 de outubro de 2009


Contar histórias é uma das mais belas ocupações humanas.
E a Grécia asim o compreendeu, divinizando Homero,
que não era mais que um sublime contador de contos da
carochinha.
Todas as outras ocupações humanas, tendem, mais ou
menos, a explorar o homem.
Só essa de contar histórias se dedica amoravelmente
a entretê-lo, o que tantas vezes equivale a consolá-lo.
Infelizmente, quase sempre, os contistas estragam os
seus contos, por os encherem de literatura, de tanta
literatura, que nos sufoca a vida!

Eça de Queirós in "Correspondência ..."

4 comentários:

Dulce Braga disse...

Adorei isto...um alento para o meu pouco literário trabalho.
Ainda mais vindo de quem vem!
Em todas as entrevistas que tenho dado, qdo me perguntam qual será minha próxima obra, tenho sempre respondido que sou apenas contadora de uma história. História essa que contei para os meus filhos e portanto numa linguagem corriqueiramente simples.
Ah Flip, como foi bom teres me dado a ler este pedaço de Eça!
Obrigada
bjs

Flip disse...

Dulce
fico contente por ti :-)
bjs

Luísa A. disse...

As actividades dedicadas ao entretenimento dos outros têm sempre algo de comovedor, Flip. Foi o que senti quando visitei a Disneylândia. Claro que, em alguns casos, há o outro lado do negócio. Mas a felicidade que criam ou espalham compensa.

Flip disse...

Luísa
exactamente como diz...na Eurodisney senti o mesmo, deixei lá um tesouro mas ganhei outro igual ou superior
:-)