sexta-feira, 22 de agosto de 2008


Nos EUA, a ganância dos bancos nos últimos anos obrigou-os a correrem riscos desnecessários para manterem volumes de negócio elevados e satisfazer as exigências dos accionistas. Se fossem mercearias, estariam a vender mercadorias a crédito a clientes que antecipadamente sabiam que não iriam pagar, tendo como única margem de lucro "normal" o que continuavam a roubar no peso. Como um banco não passa de uma loja que vende dinheiro, o processo foi o mesmo, com a garantia de lucro a advir das armadilhas que punham nos contratos para sacar ao cliente o máximo antes deste inescapavelmente deixar de pagar.
É notícia agora a venda em Detroit da casa na foto por apenas UM dólar - e tiveram que esperar 19 dias para conseguirem um comprador. Quando foi comprada em 2006, era a melhor casa do quarteirão. Quando o proprietário deixou de poder pagar o que o banco e o fisco lhe exigiam, foi posto na rua e a casa penhorada, contra uma dívida de 1100 dólares.
Abandonada, a casa foi roubada e delapidada, ficando sem valor.
Se o banco não sucumbisse à estupidez do sistema, o proprietário continuaria lá, a pagar o que pudesse, e mais tarde acertariam contas. Mas como o que interessa é fazer cumprir as leis, por mais estúpidas que sejam, os moradores foram desalojados e o banco gastou dez mil dólares para vender por um dólar uma propriedade que valia 65 mil...que, claro, não recebeu.
A história completa em
http://www.detnews.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20080813/METRO/808130360/&imw=Y

era bom que aprendessemos a lição...a ver vamos!!!!

Sem comentários: