quarta-feira, 13 de agosto de 2008


Os primeiros registos oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C. Os Jogos eram realizados num vilarejo chamado Olímpia, na Grécia.
Uma das finalidades dos Jogos Olímpicos era homenagear Zeus, a maior divindade do Olímpo, segundo a mitologia grega. Os Jogos eram realizados de quatro em quatro anos e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. As disputas reuniam atletas e espectadores de todas as cidades da Grécia.
As mulheres eram proibidas de participar e assistir às disputas e as que fossem casadas corriam o risco de serem condenadas à pena de morte caso fossem apanhadas nos locais de competição.
Naquela época os Jogos não eram “disputados” e sim, “celebrados”. De acordo com os registros oficiais, a celebração dos Jogos Olímpicos durou até ao ano 394 d. C. quando, por questões religiosas, a celebração foi banida pelo imperador romano, Teodósio.
Em consequência dessa decisão do imperador Teodósio, essa celebração não voltou acontecer nos próximos 1500 anos, voltando a ser realizada novamente apenas na Era Moderna, graças ao esforço de um pedagogo e desportista francês, o Barão Pierre de Coubertin.

Sem comentários: