quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Há tempos fui convidado a dar o meu contributo numa empresa de prestação de serviços, destas novas unidades empresariais do tipo sociedade unipessoal que inundam o mercado com propostas de desempenho aliciante. Para as grandes firmas, obviamente. Trata-se de uma enorme vantagem, pois as grandes empresas poupam vultuosas somas, são as remunerações que deixam de efectuar aos seus trabalhadores, as contribuições sociais inerentes a cada posto de trabalho que deixam de satisfazer, poupança nos gastos com as instalações (o chamado capital fixo), etc etc.

A minha colaboração era temporária, só acedi em “assinar” por dois meses, eventuais renovações do contrato seriam objecto de nova análise e reunião entre as partes.
Verifiquei existir uma enorme legião de gente mais jovem do que eu, rapaziada na casa dos 30/35 anos de idade, aos quais, conforme previamente acordado, daria alguma formação e colaboração pessoal. A empresa seguiria os seus intentos e o seu comércio com aquela força laboral e além de os preparar um pouco melhor nas suas funções, eu próprio teria tarefas a desempenhar.

Cedo verifiquei que estes rapazes e raparigas desenvolviam a sua missão em deficientes condições de trabalho, o espaço era exíguo, o arejamento das instalações era péssimo, o ambiente tornava-se por isso pesado e hostil a quem quisesse respirar saudavemente, o horário de trabalho prolongava-se para além de umas razoáveis oito horas, chegavam a laborar cerca de onze horas, possuindo pequenos intervalos para as refeições, que quase todos traziam de casa, notando-se, regra geral, nas faces destes prestadores de serviço (pois contrato de trabalho não estava nos planos da empresa, claro) uma quase ausência de boa disposição e de satisfação na cara destes novos escravos dos senhores que só e apenas visam um objectivo, o máximo de lucro com o menor custo possível. Dir-se-ia que só ali estão porque não arranjam nada melhor e vão aguentando até melhores dias e melhor oprtunidades lhes bater à porta.

Quase todos eram licenciados. A sua remuneração era calculada em função da sua produtividade, no mínimo e em caso de não satisfação dos objectivos impostos, era-lhes assegurado o salário mínimo.

Além desta sobrecarga toda, ainda eram objecto de aliciamento para prestarem serviço aos sábados e domingos, ficando a remuneração além do desejável mas, enfim,a vida a isso os obrigava, alguns certamente já possuíam responsabilidades para cumprir e tinham assim que suportar o sabor amargo do sacrifício.

Ao fim de quinze dias, vendo e participando nesta floresta de barbaridades, a minha consciência ditou-me que não podia pactuar com os senhores desta selva e retirei-me.

Há todo um conjunto de circunstâncias anteriores que podem ter levado os empregadores a reagir assim, nomeadamente o uso e abuso no exercício de direitos pelos “trabalhadores”(v.g. assiduidade negativa gera resultados negativos, falta de produtividade etc etc), mas não me vi a conviver e a ser testemunha da exploração do homem pelo homem (e não sou comunista!!!), ainda por cima jovens em início de carreira, cujo futuro já não está só nas suas mãos...

Algo tem de mudar. Eu mudei, e continuo a mudar...

(dando ao dedo...)

6 comentários:

CPrice disse...

Dava "pano para mangas compridas" este seu excelente texto Caro Flip.
.. se por um lado as condições de trabalho nos dias de hoje já não tocam as raias do desconforto de há uns anos atrás, por outro e bem, a democracia deu aos trabalhadores a Voz para poderem valer os seus direitos.
Seria tudo tão mais simples se houvesse um ponto de equilibrio entre aquilo que se pode exigir versus as condições que se propiciam para o desenvolvimento do que se exige.
Assistimos vezes demais à injustiça do que é "cobrado" por justaposição à remuneração / condição que propostas.
E nos dias que correm muitas vezes a responsabilidade obriga a que se engula um ou outro "sapo". Ou mesmo um lago deles.

Aprecio a posição que tomou, sabendo que não é comum a todos, ou mesmo possível de ..

Flip disse...

Cara once,
equilíbrio e bom senso.
Mas o que me impressiona, é ver que o futuro dos mais jovens é periclitante, inseguro, e que demora o mercado afastar os "exploradores".
Oxalá venham melhores dias (para eles)
:)

Maria Arvore disse...

Esta é uma história de esperança. :) Cada um pode mudar alguma coisa naquilo que lhe está mais perto, desde que tenha vontade.

Às vezes, custa-me é ouvir de jovens que são explorados neste tipo de empresas a concordar com os métodos e justificando a necessidade de lucro das empresas...

Flip disse...

Maria
verdade, isso acontece, e é triste verificar que só pactuam com esse estado de coisas por necessidade...muitp enoso constatar essa realidade :(

Luísa A. disse...

A pressão do emprego nos jovens é de tal ordem, Flip, que aceitam qualquer coisa. E a pressão da redução de custos nas empresas é de tal ordem, que leva a essas revoltantes explorações que ilustra. Mas acontece em inúmeros sectores, e o pior deles é o sector médico, com especial prejuízo para os utilizadores, que dão por si nas mãos de criaturas inexperientes, sem bem saberem como, nem porquê. O mundo está muito difícil, Flip… e as licenciaturas, decididamente, também já não valem o que valiam. Nem sequer respeito...

Flip disse...

Cara Luísa,
sem dúvida, o mundo muda, e neste âmbito para pior, custa ver e viver isso...