sábado, 19 de setembro de 2009


(...) Havia muito pouca luz, mas chegou-nos para conhecer o estilo de caça do capitão Tanifuji. Algumas vezes ouviu falar da caça de cavalos à australiana? É muito simples: procuram em helicópteros as manadas de cavalos selvagens e esperam a chegada da noite. Então, usam uns poderosos reflectores que os enlouquecem de medo, e os cavalos desatam a correr em círculos, sem se afastarem, enquanto os caçadores os metralham do ar.
Por isso é que Tanifuji esperou pelo helicóptero em Corcovado. E ali, na Grande Enseada, metralhava baleias, que acorriam curiosas ao chamamento dos reflectores.
Ao amanhecer, os japoneses continuavam a puxar para bordo baleias mortas. Vimo-los içar umas vinte, uma após outra, e tinham trabalhado toda a noite sem descanso, pelo que é impossível saber quantas mataram. A água da enseada fedia a sangue e flutuavam por toda a parte restos de pele.
Senti que estava a chegar ao fim de uma longa viagem. Já não me restavam mais infâmias para ver. (...)".

Luis Sepúlveda in "Mundo do fim do mundo"

Um livro extraordinário, que revolta os mais sensíveis e é ao mesmo tempo um apelo e um alerta para a delicadeza de preservarmos as espécies, afinal, também a nossa preservação. Um dia destes também embarco no Rainbow Warrior.

4 comentários:

Je Jé disse...

Ouvi de um piloto da extinta Varig: - ficava com o coração cortado sempre que tinha de fazer escala em Luanda naqueles anos logo a seguir ao 11/75. O mar ficava congestionado de barcos pesqueiros por milhas e mais milhas. Êta mundo besta!!!

maria teresa disse...

O mundo cada vez está mais insensível. Qual será o futuro dos que agora estão a crescer?

Flip disse...

JeJé
é isso mesmo, os bárbaros continuam na pilhagem e no saque, piores que bestas, monstros ignorantes
abraço mano

Flip disse...

maria teresa
uma preocupação que começa a ganhar foros de ser chamada de barbárie não é? E tudo com intuitos mercantilistas... eles não pensam, maria teresa, esperemos que sejam tomadas medidas mais drásticas, entretanto nós vamos denunciando estes actos selvagens
bj
:-)