quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

hoje foi notícia a pretensão de um artista da nossa praça, por sinal um grande escultor, João Cutileiro, que lançou o debate e pede "um concurso público para que se crie um novo busto da República portuguesa".
A principal razão é a falta de identificação do actual com a cultura portuguesa - na cabeça da "República" (nome popular do busto) há um barrete frígio que chegou cá através da inspiração francesa (anda sobre o cabelo da Marianne, o busto de lá). "É uma vergonha", diz o escultor.
Há tempos que já lá vão, e se a memória não me engana, acho que foi então posto em causa a letra do hino nacional. Temos, pois, que os símbolos nacionais talvez careçam de actualização.
Devo concordar que o busto actual, podia, com efeito, melhorar um pouquinho, mas apenas do ponto de vista físico, talvez um busto um nadinha mais dotado, caramba, um busto como deve ser anima a malta, dá moral e eleva o espírito nacional, é ou não é? Eu acho que sim, e por isso concordo com a iniciativa, vamos lá a isso, Mestre João Cutileiro, ora lance o concurso e mostre a sua sugestão, eu, modestamente, já tenho um projecto em vista, mas só o mostrarei quando o concurso for aberto, parece que já estou a ver uma república como deve ser, mais abonadita e tal ...

Sobre a história é interessante dar uma vista de olhos no artigo no DN, leia aqui.

2 comentários:

uminuto disse...

mudam-se os tempos, mudam-se os bustos ;)
um beijo

Flip disse...

um minuto,
assim deve ser :-)
beijinho