sexta-feira, 13 de março de 2009


"As primas do Bruno Viola

As festas na casa do Bruno Viola tinham sempre muitos bolos e salgados, música bem alta, boa jantarada tipo feijoada ou churrasco, e muita, muita gasosa. Mas nós, os rapazes da Rua Fernão Mendes Pinto, gostávamos mesmo era das primas do Bruno. O Bruno Viola tinha umas primas muito bonitas.
Uma tinha o cabelo assim bem liso e loiro, vinha do Bairro Azul com umas saias bem curtas que todo mundo queria dançar slow com ela. Primeiro era o Bruno que, mesmo sendo primo, sempre gostava de dançar apertado com as primas dele. Lembro até hoje: os cabelos dela cheiravam a um amaciador de abacate que uma pessoa no meio da dança até quase que ficava nas nuvens. Esse cheiro se misturava com o perfume que era o mesmo que a mãe dela usava. A camisa era preta e branca às riscas com um ursinho mesmo em cima da mama esquerda dela. A saia era jeans azul pré-lavado que nessa época estava na moda. O Bruno já tinha dançado com ela, o Tibas também. Era a minha vez e eles ficaram cheios de inveja porque puseram aquela música do Eros Ramazzotti que durava onze minutos.
O meu nariz perdia-se entre o pescoço suado dela e os cabelos loiros, compridos. Às vezes é só assim, um gajo apanha esse slow bem comprido que dá tempo de falar bué com a dama. Todos a olharem para mim na minha sorte demorada, até as pernas já me doíam do cansaço de estar a dançar tão devagarinho com a prima do bairro Azul.”

Ondjaki in Os da minha Rua

Como me identifico e me revejo nestas histórias do Ndalu, tudo isto me é familiar, obrigado meu kamba por reavivar a minha memória.

5 comentários:

Carlos Dias disse...

Um dos livros que li com imenso prazer.

Flip disse...

Carlos
também me deu muito gozo, e às vezes ri sózinho :-)

Maria Eduarda disse...

É mesmo de mais este livro. Parece que voltámos à infância...

Maria Eduarda disse...

É mesmo de mais este livro. Parece que voltámos à infância...

Flip disse...


é mesmo isso, maravilhoso
:-)