terça-feira, 3 de março de 2009
Forte S. Jorge de Oitavos
Dos vários monumentos que os nossos antepassados espalharam por esse mundo fora, os fortes são dos que mais suscitam a minha curiosidade e puxam pela imaginação, o contraste entre a vida no interior e a que ocorria no exterior desperta-nos os sentidos, a segurança e domínio conjugam-se em simultâneo com a diferença e marco na paisagem.
Esta imagem é do Forte de São Jorge de Oitavos que foi objecto de recuperação pela Câmara Municipal de Cascais. Quando constatamos este esforço de salvaguarda e valorização do nosso património, só temos é que louvar o trabalho meritório dos nossos representantes e aqui se deixa a medalha de mérito pelo efeito, assim vale a pena! Parabéns.
Esta fortificação, datada de 1641, foi um dos mais importantes baluartes de defesa da costa. Perdido o seu carácter militar, a autarquia de Cascais decidiu reconstituir a sua história, transformando-o num museu militar da época.
Principais características históricas:
De planta rectangular, apoiado sobre a falésia, destinava-se ao aquartelamento de pequenas guarnições, especialmente de artilharia, com o objectivo de comandar o litoral entre o Guincho e a Guia, e evitar desembarques locais;
Fortificação artilhada com 4 peças e reforçada à força de infantaria, para guarnecer a linha de fuzilaria, sendo a sua lotação normal de 1 cabo, 3 artilheiros e 18 soldados.
Na actual renovação, o público pode contar com uma panorâmica histórica sobre o papel do forte na época, os trajes militares de então (na imagem),instrumentos militares antigos (aqui em fotografia)e muito mais. Vale bem uma visita!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário