segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Led Zeppelin....saudades

Os Led Zeppelin reencontram-se hoje, na O2 Arena de Londres, depois de terem facturado mais de três milhões de euros na mais concorrida das bilheteiras. A procura de bilhetes foi desenfreada está cllaro de ver

Os Led Zeppelin anunciaram a separação pouco depois da morte do baterista John Bonham (a 25 de Setembro de 1980). Desde então, três reuniões ensombram o passado recente do grupo. Em 1985 encontraram-se no palco americano do Live Aid (Filadélfia), com Tony Thompson e Phil Collins na bateria. Três anos depois, festejaram os 40 anos da Atlantic Records. E em 1995 receberam a distinção do Rock'n'Roll Hall of Fame, passando brevemente pelo palco. Em todas as ocasiões foram criticados por apresentações pobres e descomprometidas.

Hoje, em memória de Ahmet Ertegun (fundador da Atlantic), espera-se um concerto substancialmente diferente. Jimmy Page já anunciou duas horas de memórias, passagem por quase todos os álbuns da banda e a presença na bateria de Jason Bonham (filho de John Bonham). Contudo, uma reunião entre Page, Robert Plant (voz) e John Paul Jones (baixo) não surge "apenas" para evocar a memória de Ahmet Ertegun. Antes do anúncio do concerto, em Setembro, os músicos tinham já ensaiado em segredo a fim de avaliarem a viabilidade de uma nova reunião.

Com a decisão tomada, mais de um milhão de pessoas asseguraram a pré-inscrição para a compra de um bilhete de 125 libras (173 euros, além da taxa de reserva do ingresso). Mas apenas 18 mil vão estar na O2 Arena, 14 dias depois da data inicialmente prevista. O concerto deveria ter ocorrido a 26 de Novembro mas Jimmy Page fracturou um dedo e adiou o encontro.

Jimmy Page já confessou estar nervoso por voltar ao palco com os Led Zeppelin, mas adianta que a banda pode continuar a tocar (o festival de Bonaroo, nos EUA, é uma hipótese) e voltar ao estúdio. Robert Plant assume que o grupo é composto por "três velhos rabugentos", unidos pela vontade de Jason Bonham. E John Paul Jones, eternamente céptico, revelou apenas que a música resulta e isso é "o mais importante". Hoje, todas as dúvidas são esclarecidas.

E porque os Led Zeppelin fazem parte da minha juventude, aqui fica a saudade.

A big hug guys.

Sem comentários: