sábado, 22 de dezembro de 2007

Revoltante....Eis a notícia hoje no "Expresso" sobre a morte por engano do Brasileiro Charles de Menezes

"Reino Unido

Ilibados polícias envolvidos na morte de Jean Charles de Menezes
A Comissão Independente para Queixas sobre a Polícia do Reino Unido absolvera já 11 dos 15 polícias envolvidos na operação policial em que foi morto, por engano, o brasileiro Jean Charles de Menezes.

A comissão independente que investiga a responsabilidade da Scotland Yard na morte por engano do brasileiro Jean Charles de Menezes ilibou esta sexta-feira quatro agentes de alta patente envolvidos na operação.

A Comissão Independente para Queixas sobre a Polícia (IPCC) absolvera já 11 dos 15 polícias envolvidos na operação policial.

Quanto aos quatro agentes restantes, a IPCC, organismo que fiscaliza a actividade das forças de segurança no Reino Unido, decidiu ainda que não lhes deve ser instaurada qualquer medida disciplinar.

Dos quatro agentes, destaca-se Cressida Dick, que dirigiu a operação e que, apesar da morte de Menezes, foi promovida de comandante a subcomissária.

Após anunciada a decisão da IPCC, Vivian Figueiredo, prima de Jean Charles de Menezes, considerou-a um "escândalo".

Menezes, 27 anos, foi atingido a tiro por agentes da brigada antiterrorista da Scotland Yard, em 22 de Julho de 2005, na estação de metropolitano de Stockwell, sul de Londres, depois de ter sido confundido com um dos terroristas responsáveis por tentativas de atentados na véspera.".

Isto é revoltante. Sem quaisquer indícios credíveis e fundamentados para julgar como suspeito um cidadão estrangeiro, a polícia britânica disparou e...matou. Parece história do Far West americano. E decorrido o inquérito, são todos julgados inocentes, não há responsabilidade absolutamente nenhuma desta força policial e nenhum membro da Scotland Yard é considerado ao menos negligente.Até houve promoções. Isto é o cinismo britânico. Mas é também a demonstração clara e inequívoca da incompetência das autoridades policiais britânicas. Só tenho estas palavras para os índios da grã bretanha, Fuck you royal bastards.

Sem comentários: