sábado, 22 de dezembro de 2007

Pobres imigrantes que demandam o nosso país....

Há actualmente uma campanha (cá dentro...) para promover o nosso país lá fora, denominando Portugal como a West Coast da europa (tipo west coast norte-americana) e são cabeças de cartaz Mourinho, Mariza, Ronaldo etc.
Ora, há dias deram à costa na Ilha da Culatra (Olhão/Algarve), uns pobre imigrantes oriundos de África.
Tendo em conta estes dois temas, importa saber se tais imigrantes demandaram o nosso país por causa da dita publicidade ou se foi o acaso que moveu o barco onde viajavam para a costa lusitana. E se foi a publicidade, incorreram num tremendo erro pois para eles não se trata da West Coast, mas sim da North Coast. Azar dos azares. Em todo o caso, achei piada ao comentário do Chefe do Estado Maior da Armada, que os classificou de ameaça para a segurança e estabildade do país, tendo mesmo Sócrates referido que se trata de um aviso para toda a europa. É um espanto. Então e o que se passa com a Espanha que é "inundada" com estes imigrantes? E a Itália que também padece do mesmo problema? Estas dezenas de imigrantes, que sofreram a bom sofrer para arribar às costas da europa, pondo em causa a própria vida, e que devem ter pago bom dinheiro para cá chegar, hipotecando as suas vidas, muito provavelmente, foram logo barrados com polícia e submetidos a tribunal. O caricato disto tudo, porém, é que o Museu da Presidência da República vai organizar um ciclo de cinema sob o tema da emigração portuguesa, associado à exposição Traços da Diáspora Portuguesa.
Afinal, em que ficamos? E o que é isso da Globalização? Pelos vistos, é um chapéu de dois bicos...
E não temos que ter em conta, também, o que consagra a Declaração Universal dos Direitos do Homem (?) em cujo artº3º se dispõe "Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal." e no artº 14º"1. Toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países.".
Não sejamos cruéis...sejamos humanos e solidários para com os nossos semelhantes. Eles fogem de governos corruptos que os esmagam com tiranias e ditaduras, que os oprimem e lhes impõem condições miseráveis de vida. Não tratemos mal estes pobres que nos procuram, tratemos é de esconjurar os governantes desses países de onde eles são oriundos, reduzindo-os à sua ínfima espécie e condição de miserável e repugnante opressor da liberdade individual, castigando-os com o exílio na Fossa do Mindanau.

Sem comentários: