sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Cancelado o Rallye Lisboa - Dakar 2008...uma pena



Na quinta-feira, o governo francês desaconselhou «fortemente» os seus cidadãos a não rumarem à Mauritânia, incluindo os que iriam participar no Lisboa-Dacar, depois de, a 24 de Dezembro, quatro turistas franceses ai terem sido assassinados.

O rali Lisboa-Dacar deveria realizar-se de sábado até 20 de Janeiro. A organização marcou uma conferência de imprensa «excepcional» para as 12h00, em Lisboa e optou pelo cancelamento da prova, o que provocou uma enorme desilusão e tristeza nos concorrentes, público em geral e demais agentes envolvidos, veja-se o caso dos patrocinadores etc etc.

O lamentável disto tudo é concluir que uns bárbaros que dão pelo nome de Al-Qaeda podem condicionar tudo e todos. E não lhes deitam a mão? Com tanta tecnologia, toda ela sofisticadíssima, o mundo fica dependente destes bárbaros que ainda se regem por padrões da idade das trevas? Ai se eu pudesse.....

O "SOL/Lusa" dizem o seguinte:


"A Amaury Sports Organisation (ASO), promotor da prova, anunciou hoje a anulação do Lisboa-Dacar2008, depois de o Governo francês ter avisado a organização que havia ameaças directas à realização da prova.

«Pesava sobre o Dacar um clima de insegurança geral, desde o assassínio dos quatro turistas franceses na Mauritânia. As ameaças da Al-Qaeda do Magreb citavam o Dacar. Era impossível contornar a ameaça, porque não eram visadas etapas específicas», revelou Etienne Lavigne.

O director da prova disse que a decisão «foi a mais triste de tomar», mas que «o Governo francês invocou razão de Estado e isso não é discutível», enquanto «o Governo mauritano fez o que tinha a fazer, montando um grande dispositivo de segurança».

«Penso que estamos numa conjuntura especial. Atentados visam todo o Mundo. O terrorismo está por toda a parte. Infelizmente, penso que esta é uma vitória do terrorismo», lamentou.

Etienne Lavigne assumiu que foi estudada a hipótese de uma prova mais curta, até Marrocos, mas disse que não eram «organizadores de fiascos» e que «a recomendação do governo francês era para nem começar o rali».

«A economia em torno do Dacar é colossal e todos vão ser muito penalizados», afirmou Lavigne, que adiantou que «os concorrentes vão ser reembolsados da sua inscrição antes de 28 de Fevereiro»

O director da prova garantiu que «haverá um grande evento em 2009», para o qual existem «bastantes ideias», que começarão a ser trabalhadas na próxima semana.

«Poderá ser outro Dacar, mas é difícil dizer o que acontecerá para o ano», referiu Lavigne, que, contudo, não negou a hipótese de o evento partir do continente africano.

De acordo com Etienne Lavigne, os concorrentes e os patrocinadores compreenderam os motivos da anulação da prova.

«Recebemos muitas mensagens de solidariedade, mas também há incompreensão, sobretudo dos amigos mauritanos, que têm grande desilusão e amargura», revelou.

A 30ª edição do Lisboa-Dacar tinha partida marcada para sábado, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, e terminaria a 20 de Janeiro, na capital do Senegal".

Lusa/SOL

Sem comentários: