segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Fim de ano em Quiculungo, distrito do Kwanza-Norte, Angola...



Quiculungo, onde passei a infância, onde arranjei amigos para toda a vida e onde me deliciava com a mãe natureza. Dancei e brinquei sob cascatas de água cristalina e pura, nadei nos rios onde aquela água toda se juntava, livremente, escalei serras onde a altitude não era obstáculo e onde não dava pelo tempo, dominei lá do cimo a magnífica savana e floresta africana, saboreei bastas vezes um pôr do sol inigualável e que me arrebatava a alma e me prendia a respiração, mergulhei nas matas e convivi com os animais no seu primitivo habitat gozando essa sensação maravilhosa de partilhar aqueles momentos únicos e que ainda hoje recordo, com uma saudade de menino livre, sem fronteiras, preconceitos ou constrangimentos...

21 comentários:

Anónimo disse...

ola Filipe,sou o Carlos filho do chefe Marcelo.Ao fim de tantos anos consigo encontrar alguém que também viveu aquelas paisagens inesqueciveis,e as loucuras daquela juventude despreocupada. um grande abraço.

Flip disse...

Carlos, bemvindo, um grande abraço para ti e familia, é uma grande regozijo "ver-vos" passar por aki...aquela nossa terra era linda nao era??? Pois é....abração.

Teresa Pires disse...

Sou de Bolongongo e gostei muito de ver a fotos de Quiculumgo

Flip disse...

olá Teresa
fico encantado por ter gostado, recordar é viver não é?
obg :-)

Unknown disse...

Filipe, sabes que essa miuda que aparece na foto sou "mesmo" eu!Adorei!Não imaginas o que essa foto me diz, esses primos são os meus ídolos,Carocha; a menina mais doce que conheci, Amaral; é uma pena teres arranjado o nariz estava muito bem.Eu sou a irmã da Sonia, somos filhas de António Clara.Faz mais coisas giras,e sabes ,a nossa terra é linnnnnnda!E essa passagem de ano...a minha musa Alice Prata...

Flip disse...

olá Susete,
que bom teres passado por aqui, obg., eras e és muito bonita, tenho estado com a tua mana Sónia de vez em quando, os amigos são assim, devem permanecer juntos, quando apareces? Estamos à tua espera, beijinhosssss

Anónimo disse...

Filipe, como isto é mesmo pequeno!!! Sou o Quim, para outros Alvaro Joaquim, filho do mecenico de Quiculungo, Sr. Alvaro Camarinha. Estou até arrepiado a escrever isto! Vivia mesmo em frente á Susete, Sónia, Carlota e á Beta ( penso eu! ), eram a 4 magnificas da nossa vila, filhas do Sr. António Clara. Também tinha como vizinho o Chico Zé e o João do ICA ( instituto do café de Angola ). Susete, penso ainda te recordas, será verdade? Neste momento só me ocorre escrever isto, estou sem palavras!!! A sensação é esquesita, vou recompor-me depois voltarei á carga. Um forte abraço,
Alvaro

Anónimo disse...

"conterrãneos", também eu nasci em Quiculungo, em 1961, tendo lá vivido até 1975.

Ana Maria C.Ribeiro disse...

"Que boa idéia tiveste Flip...QUICULUNGO...É bom recordar,onde passei a m/infância.Belos tempos que jamais deixarão esquecer a tão bela Povoação de QUICULUNGO.-

Anónimo disse...

Luisa Alves
Mais uma vez o meu obrigada pois, tenho a minha alma amputada de infancia tida em tal terra,
Superlativa nostalgia que sinto. Ausencia que a memória me tráz em desassossego e angustia.

Anónimo disse...

Olá Filipe, sou a Sónia Alegre, chamada na nossa infância de Sonita, sobrinha do Sr. Seixas e da D. Rosalina. Estou muito emocionada.

Flip disse...

Olá a todos, sintam-se em casa, um abração pra todos :-)
Flip

Anónimo disse...

Olá a todos, gostei de ver imagens da minha terra de berço.
Também nasci em quiculungo, sou filha do Neves.
Não sei se algum de vós se lembra?

Jose Fernando Viegas Leitão disse...

Olá,fiquei muito felíz em encontrar este Blog com gente da minha geração e imagens que a todos nos fáz recordar aqueles tempos de infancia em Bolongongo e Quiculongo.Para todos um Grande Abraço. joferleitao@gmail.com
José Fernando Leitão

anderlinA disse...

oi pessoal.
tambem nasci em quiculungo,tenho tentas saudades.sou a neta do sr Anibal Ramos,filha do Ricardo alguem se lembra?
digam algo.
anderlinaramos@hotmail.com

Anónimo disse...

Alguém conheceu Raúl Carlos da Silva Teixeira e sua mulher Leopoldina?
Obrigado,
Luís Teixeira

Armando Pereira disse...

ola tambem estive em quiculongo vim para portugal em 1973 com 7 anos ,so queria saber se alguem se recorda do meu pai .
o meu pai era policia cohecido por joao Pereira tambem por alfeiate o meu irmao mais velho trabalhou numa oficina de automoveis cohecido por jose Luis .
agradeço a vossa atençao .
meu hotmail arpauloc@hotmail.com

Joao Leonardo disse...

Fiquei emocionada ao ler este comentários.
Sou a Alexandra mais conhecida como Xandinha filha do Louro.
Gostava imenso de ver fotografias de quando éramos miúdos e corríamos pelo Bolongonco, agradeço a vossa atenção.
ferder@live.com.pt

Flip disse...

Olá amigos,

saudações calorosas para todos. Poderão ver algo mais no próprio Blog de Quiculungo, procuram no Google por QUICULUNGO MEMORIES...
Abraço
Filipe

Flip disse...

Olá amigos,

saudações calorosas para todos. Poderão ver algo mais no próprio Blog de Quiculungo, procuram no Google por QUICULUNGO MEMORIES...
Abraço
Filipe

Unknown disse...

Boa tarde.
Daqui um Filho de Quiculungo.
Tenho algumas fotos do Restautrante Cuale recentemente inaugurado em Quiculungo e gostaria de envia-las retratam a abertura do Campeonato do Mungo.
Jesus Maiato