quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Do que esta malta se lembra...ele há cada uma...até fico tonto




Húngaros criam programa capaz de «entender» latidos de cães

Pesquisadores da Universidade de Eotvos Lorand (Hungria) acabam de desenvolver um programa de informática capaz de estudar a comunicação sonora entre os animais

O programa, segundo informa o estudo publicado na revista Animal Cognition, pode compreender, por exemplo, o que «dizem» os cães, classificando cada tipo de latido dependendo da situação.

Os pesquisadores húngaros queriam testar a capacidade de um algoritmo em identificar e diferenciar características acústico-sonoras de latidos diversos, em contextos variados e para cada animal.

O programa analisou mais de 6 mil latidos de 14 cães (pastores húngaros), em seis situações distintas: «desconhecido», «luta», «caminho», «bola», «brincadeira» e «sozinho».

Os sons foram captados e registrados em fitas, e logo transferidos digitalmente para um computador, quando cada latido foi relacionado a um código.

O programa classificou correctamente os vários latidos, segundo cada situação, em 43% dos casos. A melhor taxa de reconhecimento deu-se no contexto de luta ou frente a desconhecidos, enquanto a pior taxa ficou reservada às situações de brincadeira.

Já a percentagem de acerto quanto ao reconhecimento de cada cão foi de 52%. O programa conseguiu, portanto, distinguir com segurança os diversos animais, diferentemente dos seres humanos.

«Isto abre novas perspectivas quanto à compreensão da comunicação animal; uma máquina avançada deste tipo pode ser muito útil aos etólogos [estudiosos do comportamento social e individual dos animais]», afirma o grupo. SOL com agências

Depois de ler esta notícia dou comigo a pensar sobre o assunto. Só espero que o meu cão não se lembre de começar a pedir-me coisas...tipo trazer-lhe todos os dias a Playdoggy ou a Lassie in underwear ou o último número da Top Lingerie for Lassie and friends...enfim, até sou capaz de lhe trazer, vou esperar... :)

Sem comentários: