sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa....fui vencido, reconheço, mas só queria poupar dinheiro aos contribuintes portugeuses

E finalmente o Governo decidiu-se sobre o novo aeroporto de Lisboa.

Citando o sumário executivo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que desenvolveu o estudo comparativo entre as duas localidades possíveis para o novo aeroporto de Lisboa, Sócrates explicou que quatro dos sete factores críticos de decisão foram favoráveis a Alcochete: segurança, eficiência e capacidade das operações do tráfego aéreo; sustentabilidade dos recursos naturais e riscos; competitividade e desenvolvimento económico e social; avaliação financeira.

A Ota mostrou ser melhor em conservação da Natureza e biodiversidade; sistema de transportes ter-restres e acessibilidades; ordenamento do território.

No entanto, apesar de o Estado ganhar 595,7 milhões de euros com Alcochete, José Sócrates enalteceu que a sua escolha «não é financeira, mas, sobretudo, tendo como base os critérios da seguran-ça, da operacionalidade e da flexibilidade».
Alcochete estará operacional em 2017.

Depois de ter dito que um aeroporto na Margem Sul «nunca», o ministro das Obras Públicas ficou ferido na sua legitimidade. Mas José Sócrates garantiu que Mário Lino tem todas as condições para se manter em funções.

Enfim, na minha modestíssima opinião e pelos fundamentos que invoco em título, optaria pela Portela + 1, sempre se poupavam muitos mais milhões aos contribuintes portugueses. Quanto ao Ministro, deixá-lo estar, sempre nos vamos entretendo com qualquer coisinha...

Sem comentários: