segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Museu Paula Rego em Cascais.....Uma excelente notícia



Primeira pedra para Museu de Paula Rego
A autarquia cascalense dá hoje o pontapé de saída para a casa com obras da artista. O projecto é de Souto Moura.
A Câmara de Cascais lança hoje a primeira pedra da futura Casa de Histórias e desenhos Paula Rego, uma obra de cerca de 3,9milhões de euros que deve abrir portas no início de 2009. Desenhado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura e com 750 m2, o museu dedicado à obra da artista plástica portuguesa será construído junto ao Museu do Mar, na vila de Cascais, e incluirá um auditório com capacidade para 200 pessoas, uma biblioteca e uma livraria, além de espaços destinados a exposições permanentes
e temporárias.
Quadros. Para o principal núcleo expositivo, Paula Rego doou à autarquia, em Agosto de 2006, 59 desenhos, 34 gravuras e oito litografias, tendo também emprestado,
por um período de 10 anos passível de ser renovado, 16 quadros da sua autoria e quatro pintados pelo seu falecido marido, Victor Willing.
Paula Rego é um dos expoentes da arte portuguesa actual, digna de ser apreciada. A sua pintura encerra um processo de continuada renovação e está imbuída de um poder de intervenção. É uma uma imensa prova de vitalidade criadora.
Pela sua originalidade e conteúdo, pelos temas que trata e pela frontalidade com que aborda essas realidades na tela, é para este modestíssimo apreciador de pintura, uma artista única, que vale bem a nossa atenção e o nosso olhar atento.
E vai ficar bem perto. Óptimo.

Sem comentários: