sexta-feira, 3 de abril de 2009
"Salário dos eurodeputados aumenta de 3.815 para 7.665 euros
2009-03-06 15:22
No caso dos portugueses, o aumento vai atingir o dobro do que ganhavam até aqui.
Depois das próximas eleições europeias, a 7 de Junho, com a entrada em vigor do novo Estatuto do Deputado do Parlamento Europeu (PE), os eurodeputados vão passar a ganhar um vencimento único. No caso dos portugueses, o aumento vai atingir o dobro do que ganhavam até aqui. De 3.815 euros passam a receber 7.665 brutos.
De acordo com as regras ainda em vigor, os eurodeputados são pagos pelo Estado membro de origem e, em regra, segundo as tabelas salariais dos deputados às assembleias nacionais. Neste quadro, as desigualdades salariais vão desde 900 euros para deputados búlgaros até cerca de 12 mil euros para os deputados italianos, os mais bem pagos do Parlamento Europeu.
"Este estatuto põe fim à violação do princípio de trabalho igual por salário igual", diz Edite Estrela, chefe da delegação socialista no PE. O deputado social-democrata no Parlamento Europeu, Carlos Coelho, concorda com a harmonização entre os deputados dos 27, já que "existia uma desigualdade" entre os membros. Já Ilda Figueiredo, deputada comunista, alerta que o salário único "não tem em conta as realidades dos vários países." A deputada do PCP considera injustificável que "os eurodeputados ganhem mais do que os deputados do seu país."
Com este novo estatuto, os parlamentares portugueses passam a ganhar em, valor liquido, 5.963 euros, quando até aqui recebiam 2.525 líquidos por mês. Para além do aumento salarial, os deputados terão ainda direito ao chamado "subsídio de estadia". Esta ajuda de custo é no valor de 287 euros diários. O "subsídio de estadia" justifica-se "por cada dia de comparência a reuniões oficiais dos órgãos do Parlamento de que o deputado faça parte e que se realizem no interior da U.E, lê-se no regulamento disponível no site do PE. A este valor acresce ainda 143 euros, caso a comparência tenha de ser feita fora da EU.
Lusa/Semanário"
Crise? Aonde?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Pena é que não seja aplicada a mesma regra a todos trablahadores da UE...
mas é claro MÉ...
Enviar um comentário