quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


De vez em quando a electricidade falha. Acontece! Há uns dias atrás, a falha prolongou-se por mais tempo do que é costume e, à luz das velas, pus-me a pensar em como ocupar o tempo para não ficar a olhar para o balão. Recorri então a um rádio portátil que estava para ali a um canto e serviu o mesmo a sua finalidade, isto é, ouvir as notícias, música, comentários diversos e opiniões variadas. E deu-me muito jeito, ajudou-me a passar o tempo. E é nestas ocasiões que damos conta das transformações que vamos vivendo ao longo do tempo. A telefonia ocupou um lugar de destaque em tempos idos, as pessoas, as famílias, a sociedade sentava-se para ouvir rádio. Quando estudei nos Maristas, em Silva Porto, televisão era coisa que só existia no “Puto” (Portugal continental), lá só se ouvia rádio. Os Transistors eram relativamente recentes e tornaram-se em portáteis de bolso bastante utilitários. À noite, no colégio, alguns de nós recorríamos a estes pequenos rádios para ouvir música, entretinha-nos e até ajudava a adormecer. Como os Irmãos não permitiam que os ouvíssemos à noite nas camaratas, colocávamos os aparelhos debaixo das almofadas, o som era abafado para o exterior mas perfeitamente audível para nós. Um risco esta violação da disciplina! Mas eram as “armas” que usávamos contra o “inimigo” para combater uma espécie de tédio e solidão, ganhando-se, em contrapartida, informação e algum relaxamento.
E foi assim, numa falha de electricidade, que voei à velocidade da luz uns anitos para o passado, uma viagem interessante para as emoções que vão ficando connosco enquanto o tempo vai trazendo outras.

4 comentários:

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

tem lá nos meus caminhos uma corrente engraçada Flip.

Flip disse...

Júli
obg ;-)

Maria Eduarda disse...

Não tem nada a ver. Mas uma das praias que frequento no Verão não tem acesso ao FM. E parece impossível o que de bom se pode ouvir em termos de entrevistas e outras "cositas más" em AM. E eu que já me tinha esquecido que a onda média pode ser ainda um caminho a seguir em termos de qualidade de conteúdos...

Flip disse...


acredito que sim...que rádios?
:-)