segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


Doubt
Argumento e Realização:John Patrick Shanley (quatro prémios Tony)
Um filme excelente onde ganham substancial relevo o desempenho (brilhante) de Meryl Streep (freira Aloysius), uma freira portadora de um rigor moral que prevalece sobre tudo e sobre todos e que vai complementando com uma constante e impiedosa vigilância policial dos comportamentos que entende porem em causa esse seu positivismo normativo.
A época e o contexto estão magnificamente contemplados.
Brilhantes representações de Philip Seymour Hoffman (um padre liberal) e Amy Adams (uma jovem e ingénua freira cuja missão acaba por tornar a ingenuidade odiosa).
A irmã Aloysius vai desencadear uma perseguição inquisitorial ao padre, baseada apenas no ódio à sua abertura de espírito e de comportamento e a uma suspeita sem provas levantada por uma aproximação sexualizada entre um adulto e uma criança. Do princípio ao fim do filme, ela é a indiscutida vilã, só que, se calhar, ela pode ter razão...mas, mesmo assim, tem dúvidas!!!
Excelente filme, a não perder.
Tendo vivido parte da minha educação em ambiente quase similar, não deixo de salientar alguma saudade dos tempos que passei, positivos.

2 comentários:

Maria Eduarda disse...

Este ainda não vi por falta de tempo. Vou ver primeiro O Rapaz do Pijama às Riscas, acho.

Flip disse...


depois contasff
;-)