domingo, 22 de fevereiro de 2009



O LEITOR (The Reader).

Argumento: David Hare
Intérpretes:David Kross, Jeanette Hain, Kate Winslet, Ralph Fiennes
Realização:Stephen Daldry
Baseado no romance - Der Vorleser-, de Bernhard Schlink.
O premiado director de As Horas, Stephen Daldry, mostra novamente toda sua força nesta história de medos e segredos escondidos pelo tempo. Nos anos 50, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o jovem Michael Berg adoece e passa a ser cuidado por uma bela e estranha mulher, Hanna, que tem o dobro de sua idade.
Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael (Ralph Fiennes) não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre. Hanna misteriosamente desaparece. Passados oito anos, Michael é agora um aluno de Direito que acompanha julgamentos de crimes de guerra cometidos pelos nazis. É nesse momento que Hanna reaparece na vida do rapaz. Mas para a surpresa dele, a mulher está no banco dos réus. Enquanto o passado de Hanna é revelado, Michael descobre um segredo que poderá transformar a vida de ambos.
Kate Winslet expõe uma tridimensionalidade maravilhosa da sua personagem, Hanna, retratando-a na pela de acusada como uma mulher forte, orgulhosa e trabalhadora, porém humana e ferida pela vida, com uma racionalidade incrível, a mesma mulher que é capaz de mandar à morte outras mulheres é capaz de chorar ao ver crianças cantando numa igreja, é um trabalho emocional com uma personagem acima de tudo ambígua. Ralph Fiennes, como sempre brilhante, expondo todo o amor, dúvida e raiva que sentia pela mulher que o abandonou. David Kross brilha na pele de Michael Berg mais jovem, expondo de forma soberba toda a inocência do seu personagem e as suas fases diversas, amadurecendo-o, crescendo-o, vivendo-o.
Vale bem a pena.

2 comentários:

Maria Eduarda disse...

Adorei o filme!

Flip disse...

sensacional não é MÉ?
A Kate realmente é uma actriz de peso...